A corte do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) voltou, nessa segunda-feira, 16, a dar ganho de causa do senador Alan Rick contra Fábio Rueda pelo comando do diretório do União Brasil no município de Manoel Urbano.
A “briga” foi levada à corte após liminares e troca de presidentes da executiva municipal, e o juiz da 3ª Zona Eleitoral, Eder Jacoboski Viegas, decidir que o comando da sigla é do indicado do senador Alan Rick, presidente estadual do partido.
Após a decisão do juiz, a defesa do Rubenildo do Nascimento, indicado de Rueda e que foi destituído da presidência do UB no município pelo senador Alan Rick, entrou com um recurso para mudar a decisão do juiz eleitoral de Manoel Urbano, alegando que a destituição aconteceu de forma unilateral, sem o processo administrativo que permitisse o direito a defesa de Nascimento.
A decisão foi apertada, já que houve empate e foi necessário o voto do desembargador Júnior Alberto, presidente do TRE.
Com a decisão da justiça eleitoral, a candidatura de Izaute Vaz pelo UB à prefeitura de Manoel Urbano foi indeferida, já que a convenção se deu durante o mandato de Rubenildo do Nascimento.
A condução do diretório do União Brasil é alvo de uma disputa judicial entre o senador Alan Rick, presidente da executiva estadual, e o suplente de deputado federal, Fábio Rueda. A briga começou em 2022, quando Rueda assumiu o controle do partido e montou diretórios municipais com aliados. Rick, após voltar a direção do partido, destituiu todas as composições municipais.
A briga acabou parando na justiça. Em Manoel Urbano, o União Brasil realizou duas convenções. Uma, por força de uma liminar foi realizada no dia 27 de julho e presidida por Rubenildo do Nascimento, indicado de Rueda e que resolveu escolher Izaute Vaz, como a candidato a prefeito pelo partido no município.
Porém, outra convenção foi realizada, tendo como presidente Marcilo Silvestre Levi, indicado de Alan Rick, mantendo a chapa de vereadores, mas sem candidato próprio a prefeito. No ato, o UB declarou apoio à candidatura de Macarrão do Republicanos.
Ocorre que na análise de mérito, a justiça decidiu pela cassação da liminar, o que torna a convenção realizada pelo aliado de Rueda sem efeito.
Como isso, a candidatura de Izaute Vaz foi indeferida pelo juiz eleitoral e o União Brasil vai apoiar a candidatura de Macarrão como decidida pelos aliados de Alan Rick. A chapa proporcional de vereadores está mantida.
O governador Gladson Cameli compareceu no Palácio Rio Branco na noite desta sexta-feira (22) para…
A equipe de cerimonial do Governo do Acre, ligado à Casa Civil, prepara os últimos…
O advogado Rafael Dene venceu por dois votos de diferença o também advogado Efrain Santos…
O ex-governador do Acre e ex-senador Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Exportação -…
Uma colisão entre um carro e uma bicicleta deixou o idoso Manoel Martins de Lima,…
A Prefeitura de Brasiléia realizou a entrega de 400 cestas básicas nesta sexta-feira (22), para…