O deputado Eduardo Ribeiro (PSD) afirmou, em sessão na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) desta terça-feira, 17, que é necessário urgentemente criar mecanismos para que quatro dos 22 municípios acreanos, isolados da capital Rio Branco por água e por terra, sejam assistidos eficientemente a qualquer época do ano, esteja no período de chuvas, esteja no da seca.
Santa Rosa do Purus, Jordão, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter são os municípios que hoje enfrentam situação de calamidade pública em decorrência da estiagem severa que prejudicou a navegação fluvial com o segundo maior município do Acre, Cruzeiro do Sul (a 640 quilômetros de Rio Branco).
“As necessidades do estado são muitas, são múltiplas, mas a questão da crise hídrica e da crise climática, isso já está latente”, disse ele.
“Temos enfrentado, desde o início da Legislatura uma situação de alagação, seca, alagação e seca, e todos nós somos sabedores de que os municípios de difícil acesso estão passando por uma necessidade tremenda”, asseverou o parlamentar.
Por isso, segundo Ribeiro, “está na hora de a Aleac, por meio de uma comissão, compor um gabinete de crise, junto ao governo do Estado, para começar a pensar efetivamente num planejamento que retire esses municípios desta dificuldade”.
“Daqui a pouco, começa a chover novamente, quando o estado aparenta um clima de normalidade. Mas não estará normal. Então, temos que num futuro próximo tirar essas pessoas destes quatro municípios do isolamento, já que hoje, há alguns lugares que nem com canoa se consegue passar. Então, este é um problema que o Legislativo tem que chamar para si, que deve tratar com muita atenção, chamando também o governo do Estado, com análises, com estudos efetivos, para que possamos levar dignidade, retirando essa gente do isolamento”, ressaltou o deputado do PSD.
Eduardo Ribeiro reforçou também o seu apoio aos candidatos do Corpo de Bombeiros que estão no cadastro de reserva do último concurso público estadual.
“Existe hoje uma necessidade muito grande para que esses jovens possam auxiliar o Corpo de Bombeiros. Então contem com o meu apoio aqui, enquanto parlamentar, para que essa convocação aconteça e aconteça o quanto antes”, disse Ribeiro, sendo aplaudido por um grupo de manifestantes que levou cartazes pedindo o apoio dos parlamentares, para sensibilizar o governo a convocá-los.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) recebeu a segunda parcela do…
O governo do Estado divulgou uma nota nesta sexta-feira, 27, onde afirma que mantém contato…
Neste último fim de semana do ano a agenda está mais voltada para a turma…
Uma operação conduzida por policiais do 8º Batalhão da Polícia Militar do Acre (PMAC) resultou…
A Câmara Municipal de Rio Branco deve votar na próxima segunda-feira, 30, um projeto de…
A Globo exibiu na noite desta quinta-feira, 26, a primeira chamada oficial para o Big…