Menu

Marina Silva diz que Brasil vive “terrorismo climático” e cobra punições

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou no último sábado (15) que o Brasil enfrenta uma situação de “terrorismo climático” e defendeu punições mais severas para aqueles que provocam incêndios.

“Há uma proibição em todo o território nacional do uso do fogo, mas existem aqueles que estão fazendo um verdadeiro terrorismo climático, aproveitando as altas temperaturas e a baixa umidade para atear fogo no nosso país, prejudicando a saúde das pessoas, a biodiversidade e destruindo as florestas”, declarou Marina durante um evento político em São Carlos, no interior de São Paulo, segundo a reportagem do SBTNews.

Anúncio

A ministra também informou que 17 pessoas foram presas desde o início das investigações sobre os incêndios e que 50 inquéritos policiais estão em andamento.

Marina destacou que apenas dois estados brasileiros não enfrentam a crise ambiental causada pelos incêndios e que é fundamental que agentes públicos, como as polícias Federal e Civil, além dos Corpos de Bombeiros e das Forças Armadas, continuem mobilizados.

No domingo (16), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o uso de recursos do governo federal além dos limites orçamentários para combater os incêndios. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil já registrou quase 50 mil focos de incêndio em setembro. Até a última sexta-feira (13), foram contabilizados 49.266 focos de queimadas no país.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.