Categories: Nacional Notícias

Aumento da temperatura da Terra foi tema de reunião do G20

Por
Agência Brasil

A Força-Tarefa para uma Mobilização Global contra a Mudança do Clima do G20 fez sua quarta reunião que se encerrou nesta sexta-feira (13), no Rio de Janeiro. Ela vai propor mudanças sistêmicas necessárias para evitar o aumento de temperatura além do 1,5 grau Celsius (°C), por meio de respostas coordenadas das trilhas de sherpas (representantes de cada país do G20 que encaminham as discussões e acordos até a cúpula final com chefes de Estado) e de finanças do grupo. Conter esse aumento é fundamental para evitar impactos mais nocivos do aquecimento global.


A secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni, disse que, durante a reunião, foi reforçada ainda mais a importância de ter uma força-tarefa que junte financiamento, mudança do clima e meios de implementação. “Uma das coisas que ficou muito clara é o apoio dos países ao instrumento de plataforma de país, ou country platform, para agilizar e dar escala nos tipos de mudança que a gente precisa fazer”, disse.


Segundo ela. ficou clara a existência de “um consenso da importância desse instrumento de agilizar a atração de investimentos externos para prioridades na área de clima”.


O encontro no Rio de Janeiro sucede três reuniões, a primeira por videoconferência (11 e 12 de março), e outros dois encontros presenciais: em Brasília (4 e 5 de abril) e em Belém (11 e 12 de julho).


A Força-Tarefa dá especial ênfase às questões econômicas e financeiras ligadas ao enfrentamento da mudança do clima – peça central no aumento progressivo de ambição pelos países, conforme previsto no Acordo de Paris.


Segundo a coordenadora da Trilha de Finanças do G20 e secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, embaixadora Tatiana Rosito, o objetivo da força-tarefa é a mobilização e transferência maciça de recursos para facilitar a transição climática e o desenvolvimento sustentável.


“Tivemos uma reunião com excelentes resultados tendo aprovado as quaro principais prioridades da presidência brasileira. Há algumas superposições entre o que é discutido no grupo de finanças sustentáveis e na força-tarefa do clima, notadamente a importância de facilitar a mobilização de recursos privados e um melhor compartilhamento de riscos entre recursos públicos e privados para permitir um aumento maciço dos investimentos dos fluxos financeiros para o combate à mudança climática e para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”,


O documento firmado hoje será chancelado em encontro em nível ministerial nos Estados Unidos em outubro. “Nós estamos aqui discutindo nessa reunião a preparação da reunião de ministros que será em Washington em outubro. Estamos vendo os documentos que poderão ser apresentados na ocasião. Criamos essa força-tarefa para juntar o trilho de finanças e o trilho de sherpas porque a nossa ideia é acentuar o quanto é importante integrar o clima nas discussões de financiamento, de investimento”, disse o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador André Corrêa do Lago.


Share
Por
Agência Brasil

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Aumento da temperatura da Terra foi tema de reunião do G20

A Força-Tarefa para uma Mobilização Global contra a Mudança do Clima do G20 fez sua…

14/09/2024
  • Nacional
  • Notícias

G20 da Agricultura assume compromissos climáticos em encontro cercado por fumaça

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, comemorou na tarde desta sexta-feira (13) a assinatura, de…

13/09/2024
  • Famosos

Nasce primeiro filho do sertanejo Benuto, dupla com Guilherme

Giuseppe chegou! Primogênito do sertanejo Benuto, que faz dupla com Guilherme, o menino veio ao…

13/09/2024
  • Acre

Em surto, homem ameaça trabalhadores e dá tiros para o alto no Quixadá

O motorista de ônibus Antônio Ademir Sabino de Andrade, de 53 anos, foi preso na…

13/09/2024
  • Juruá

Fugitivo que aterrorizava comunidade rural de Cruzeiro do Sul é preso

Um foragido do sistema penitenciário, que aterrorizava a zona rural de Cruzeiro do Sul, foi…

13/09/2024
  • Acre 01

No Pôdicast, Nilda Dantas relembra histórias e preconceito ao longo da carreira no Acre

Nilda Dantas, poeta, escritora, frasista, radialista, jornalista, fotógrafa e ícone da história do rádio acreano,…

13/09/2024