Recentemente, Preta Gil revelou ao público que precisou retomar o tratamento contra um câncer no intestino, diagnosticado inicialmente em janeiro de 2023. O retorno da doença foi detectado em agosto deste ano, após exames de rotina, e se espalhou por quatro regiões diferentes.
Em uma participação no programa Conversa com Bial, Preta compartilhou um momento marcante com seu pai, o músico Gilberto Gil, enquanto ela estava hospitalizada.
“Se estiver sendo muito difícil pra você e se for sua hora, aceite. Se estiver muito pesado pra você, vai, se deixa ir. É muito ruim viver com esse incômodo e lutando da forma que você tá lutando”, disse Gil à filha.
Em entrevista à GQ Brasil, Gilberto Gil falou sobre a conversa com a filha, refletindo sobre a impermanência da vida, influenciado por filosofias orientais e africanas que o fazem acreditar que “tudo o que começa tem um fim.”
“Falei: ‘Minha filha, essas situações não permitem uma tranquilidade absoluta, mas valha-se de tudo que puder do ponto de vista físico, psíquico e espiritual. Isso vai ajudá-la a seguir em frente, a ir aonde a vida a levar’. Ela entendeu, mas a gente sente medo, evita pensar nesse fluxo permanente do eterno para dentro de si”, explicou.