Categories: Acre 01

Promotor Tales Tranin será investigado por suposto envolvimento com criminosos

Por
Leônidas Badaró

O desembargador Samoel Evangelista autorizou que o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instaure uma investigação criminal contra o Promotor de Justiça, Tales Fonseca Tranin.


Conforme publicado no Diário da Justiça, Tranin, conhecido pela sua atuação na Promotoria Criminal de Execução Penal e Fiscalização de Presídio, teria, supostamente, favorecido, por meio de sua atuação profissional, criminosos.


“Inicialmente, cumpre registrar que durante a Sindicância, verificou-se a existência de indícios de que o membro deste Parquet teria, supostamente, favorecido, por meio de sua atuação profissional, criminosos. Com isso, é imperioso aprofundar as investigações quanto à existência de prática de crime(s) por parte do Promotor de Justiça Tales Fonseca Tranin, em especial, os delitos de prevaricação e envolvimento com organização criminosa”, diz a decisão de Evangelista.


A autorização do desembargador é necessária, já que no caso de representante do MPAC, há prerrogativa de foro, o que faz com que exista a exigência de prévia autorização do Tribunal de Justiça.


Entendo o caso

O suposto envolvimento de Tales Tranin com organização criminosa, surgiu após o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), requerer a expedição de mandado de busca e apreensão em desfavor de Jackson Brasil da Silva, em razão da suposta prática do crime de integrar organização criminosa.


Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência de Jackson, foi encontrado um aparelho. O telefone foi encaminhado ao Núcleo de Apoio Técnico do MPAC para análise das informações contidas no aparelho, em comprimento à decisão judicial que autoriza o acesso aos dados contidos na memória do celular e seus aplicativos.


Conforme as apurações, na extração dos dados armazenados na memória do dispositivo, verificou que o investigado Jackson mantinha contato, tanto no aplicativo de troca de mensagens instantâneas WhatsApp quanto na rede social Instagram, com o Promotor de Justiça Tales Tranin.


“Com isso, é imperioso aprofundar as investigações quanto à existência de prática de crime(s) por parte do Promotor de Justiça Tales em especial, os delitos de prevaricação e envolvimento com organização criminosa”, diz o Notícia de Fato do MPAC que pedia à justiça autorização para a abertura da investigação criminal.


Vale ressaltar que o promotor ainda não é acusado de nenhum crime. A partir da autorização, as investigações serão iniciadas e vão apontar se os indícios de envolvimento com organização criminosa se confirmam.


Defesa de Tranin nega envolvimento e condena a divulgação do nome de Tales antes da investigação


O ac24horas entrou em contato com a defesa de Tales Tranin, que tem a frente o advogado Erick Venâncio. Em nota, o advogado condenou a divulgação do nome de Tales antes mesmo de ser iniciada a investigação e garantiu que ao final das investigações, restará comprovada que a atuação do promotor sempre foi pautada pela legalidade.


Veja a nota abaixo:


NOTA DA DEFESA
Share
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

  • Cotidiano
  • Notícias

“Café do Acre tem alto potencial no cenário internacional”, diz degustador

Tássio Souza é do Espírito Santo e é o tipo de profissional que se pode…

21/11/2024
  • Notícias
  • Política

Bocalom e Gladson discutem alinhamento para projetos futuros na capital

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), compartilhou nas redes sociais nesta quinta-feira, 21,…

21/11/2024
  • Acre
  • Notícias

Na Câmara, Duarte apresenta voto de pesar pelo falecimento de Flaviano

O Deputado Federal Roberto Duarte (Republicanos/AC) apresentou requerimento de voto de pesar na Câmara dos…

21/11/2024
  • Destaque 3

Alerta aos leitores: ac24horas é vítima de golpe!

O jornal ac24horas vem a público comunicar que está sendo vítima de golpe por uma…

21/11/2024
  • Nacional
  • Notícias

Bolsonaro tinha “pleno conhecimento” de plano para matar Lula, conclui PF

O relatório da Polícia Federal (PF) conclui que Bolsonaro tinha “pleno conhecimento” do plano para…

21/11/2024
  • Acre
  • Notícias

Rio Branco terá linha de ônibus para jogo na Arena da Floresta

A Prefeitura de Rio Branco anunciou a operação de uma linha especial de ônibus para…

21/11/2024