Categories: Nacional Notícias

Brasil teve 11,39 milhões de hectares atingidos pelo fogo este ano

Por
Agência Brasil

De janeiro a agosto de 2024 os incêndios no Brasil já atingiram 11,39 milhões de hectares do território do país, segundo dados do Monitor do Fogo Mapbiomas, divulgados nesta quinta-feira (12). Desse total, 5,65 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo apenas no mês de agosto, o que equivale a 49% do total deste ano.


Nesses oito primeiros meses do ano, o fogo se alastrou principalmente em áreas de vegetação nativa, que representam 70% do que foi queimado. As áreas campestres foram as que os incêndios mais afetaram, representando 24,7% do total. Formações savânicas, florestais e campos alagados também foram fortemente atingidos, representando 17,9%, 16,4% e 9,5% respectivamente. Pastagens representaram 21,1% de toda a área atingida.


Para o período, os estados do Mato Grosso, Roraima e Pará foram os que mais atingidos, respondendo por mais da metade, 52%, da área alcançada pelo fogo. São três estados da Amazônia, bioma mais atingido até agosto de 2024. O fogo consumiu 5,4 milhões de hectares do bioma nesses oito meses.


O Pantanal, até agosto de 2024 queimou 1,22 milhão de hectares, um crescimento de 249% nas áreas alcançadas por incêndios, em comparação à média dos cinco anos anteriores. A Mata Atlântica teve 615 mil hectares atingidos pelo fogo, enquanto que na Caatinga os incêndios afetaram 51 mil hectares. Já os Pampas tiveram apenas 2,7 mil hectares no período de oito meses.


Agosto


Na comparação entre agosto de 2023 e de 2024, os incêndios afetaram 3,3 milhões de hectares a mais este ano, registrando um crescimento de 149%. De acordo com a instituição, foi o pior agosto da série do Monitor de Fogo, iniciada em 2019.


Os estados do Mato Grosso, Pará e Mato Grosso do Sul foram os mais atingidos no mês. Chama a atenção o crescimento de 2.510% sobre a média de agosto de incêndios no estado de São Paulo, em relação a média dos últimos seis anos. Foram 370,4 mil hectares queimados este ano, 356 mil hectares a mais do que nos meses de agosto de anos anteriores.


“Grande parte dos incêndios observados em São Paulo tiveram início em áreas agrícolas, principalmente nas plantações de cana-de-açúcar, que foram as áreas mais afetadas do estado”, destaca a pesquisadora Natália Crusco.


Os biomas Cerrado e Amazônia, foram os que mais queimaram, representando respectivamente 43% e 35% e de toda a área antiqueimada no Brasil no período.


De acordo com a coordenadora técnica do Monitor do Fogo, Vera Arruda, o aumento das queimadas no Cerrado foi alarmante em agosto “O bioma, que é extremamente vulnerável durante a estiagem, viu a maior extensão de queimadas nos últimos seis anos, refletindo a baixa qualidade do ar nas cidades.”


Share
Por
Agência Brasil

Últimas Notícias

  • Eventos

Cachaçaria Rio Branco tem pagode e forró nos dois últimos eventos do ano

A Cachaçaria Rio Branco, novo ponto de encontro na capital acreana, que funcionava no antigo…

27/12/2024
  • Cotidiano

Polícia Militar recupera motocicleta furtada na noite de Natal no bairro Belo Jardim

Uma equipe do 2º Batalhão da Polícia Militar localizou e recuperou na manhã da última…

27/12/2024
  • Acre 01

Bocalom confirma que empresas terão que refazer serviços do programa Asfalta Rio Branco

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), afirmou nesta sexta-feira, 27, durante entrevista à…

27/12/2024
  • Acre 01

Câmara promulga emenda que regula R$ 1 milhão de emendas individuais aos vereadores

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Branco promulgou nesta sexta-feira, 27, a Emenda…

27/12/2024
  • Acre 01

Com cheia do Rio, Deracre inicia retirada de balseiros de pilares de pontes em Rio Branco

Com o nível do rio Acre aumentando nos últimos dias, na manhã desta sexta-feira (27)…

27/12/2024
  • Acre

Elevado da Dias Martins será inaugurado no dia 30 de dezembro

O prefeito Tião Bocalom (PL) afirmou na manhã desta sexta-feira, 27, durante entrevista no programa…

27/12/2024