Menu

Sessão solene homenageia a desembargadora Eva Evangelista nesta quarta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realiza sessão solene nesta quarta-feira, 11, para homenagear a desembargadora Eva Evangelista pelos 49 anos dedicados à magistratura. Na ocasião, a desembargadora entrará na aposentadoria compulsória. O evento estava agenda para ontem, mas foi adiado em decorrência de problemas de saúde da magistrada.

Filha de migrantes nordestinos chegados ao Acre na década de 1940, Eva Evangelista foi a primeira mulher magistrada do estado, cargo que assumiu em 1975, aos 27 anos, na Comarca de Sena Madureira, tendo ascendido à função de desembargadora do Poder Judiciário do Acre aos 33 anos, por promoção, em 1984.

Anúncio

Também foi a primeira mulher a exercer a Presidência da Corte de Justiça, no biênio 1987-1989, bem como a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral, em 1985.

A homenageada também compôs, entre vários outros órgãos do Judiciário, as Câmaras Cíveis do Tribunal de Justiça, além de integrar atualmente a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), a Comissão de Conflitos Fundiários e a Comissão Permanente de Avaliação Documental, ambas do Poder Judiciário acreano, a coordenação do Projeto Cidadão e do Programa Justiça Comunitária, sendo inspiração à atuação de magistrados e servidores.

A sessão solene contará com a presença de diversas autoridades, representantes do Executivo, do Ministério Público e Defensoria Pública do Acre, incluindo ainda parlamentares, membros da Polícia Militar acreana entre outros.

Veja a biografia da desembargadora

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.