Categories: Política

Coronel Ulysses pede explicações do ministro da Justiça sobre a eficiência das operações da Força Nacional

Por
Assessoria

O deputado Coronel Ulysses (União–AC) requereu nesta quarta-feira, 11, informações ao ministro Ricardo Lewandowski (Justiça) sobre a eficiência operacional e os custos, investimentos e custeio utilizados em recentes operações da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).


O pedido se dá em face os resultados pífios apresentados em operações da força no Rio de Janeiro.


Em quase 11 meses de atuação naquele Estado, a corporação apreendeu apenas uma arma, 21,9 gramas de drogas e 15 prisões. Mesmo assim, o governo federal gastou R$ 19 milhões com a mobilização das tropas. O caso foi revelado pela BandNews FM.


Diante da ineficiência operacional, Ulysses quer saber, por exemplo, qual o custo operacional da FNSP nos últimos quatro anos e neste ano; o efetivo empregado, quais as operações estão sendo realizadas atualmente e quanto a União gasta com diárias e vencimentos nessas ações, bem como a quantidade de entorpecentes apreendida. Ulysses quer saber, ainda, o custo-benefício da manutenção da força policial.


Criado há 20 anos, o programa da FNSP não apresentou, nesse período, uma análise objetiva do ‘custo-benefício’ das ações dessa política pública.


A Força Nacional é uma cooperação federativa (União e Estados), com efetivo composto por combeiros, policiais civis, militares e peritos, destinada a atuar na preservação da ordem pública, na segurança das pessoais e de patrimônio, bem como em emergências e calamidades públicas.


“Em duas décadas, desconheço a divulgação de análise objetiva que esclareça, de forma transparente, o ‘custo-benefício’ que justifique a manutenção da referida política pública”, diz Ulysses, ao pedir esclarecimentos do Ministério da Justiça.


Segundo Ulysses, a avaliação das políticas públicas, baseada em evidências, constitui umas das boas práticas de governança do setor público, para averiguar a eficiência na aplicação dos recursos públicos, identificar possibilidades de aperfeiçoamento da ação estatal, com vistas à melhoria dos processos, dos resultados e da gestão.


“Assim, é indispensável a avaliação em caráter permanente das políticas públicas, a fim de se aferir o ‘custo-benefício’, para cotejar os resultados alcançados com o esforço orçamentário e financeiro”, enfatiza Ulysses, acrescentando que os pífios resultados da operação da Força Nacional no Rio de Janeiro corroboram nesse sentido.


Share
Por
Assessoria

Últimas Notícias

  • Política

Coronel Ulysses pede explicações do ministro da Justiça sobre a eficiência das operações da Força Nacional

O deputado Coronel Ulysses (União–AC) requereu nesta quarta-feira, 11, informações ao ministro Ricardo Lewandowski (Justiça)…

11/09/2024
  • Juruá
  • Notícias

Pela primeira vez, povos indígenas se apresentam no Festival da Banana de Rodrigues Alves

Os indígenas da etnia Jaminawas Arara participaram do Festival da Banana, em Rodrigues Alves, na…

11/09/2024
  • Nacional
  • Notícias

Haddad descarta novo adiamento de acordo sobre reoneração da folha

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, descartou pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma nova…

11/09/2024
  • Acre 01

Governo do Acre anuncia volta às aulas na rede estadual nesta quinta-feira (12)

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE)…

11/09/2024
  • Bar do Vaz
  • Extra Total

“Daqui a 100 anos, floresta do Acre pode virar cerrado”, diz pesquisador ao Bar do Vaz

O pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Evandro José Linhares Ferreira,…

11/09/2024
  • Destaque 1

Forte temporal derruba estrutura metálica de prédio em bairro de Rio Branco

Leônidas Badaró e Davi Sahid A forte chuva que caiu em vários bairros de Rio…

11/09/2024