Menu

Pesquisar
Close this search box.

Plácido de Castro tem a melhor qualidade do ar no Acre

Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dados divulgados nesta terça-feira (10) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), junto às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec), mostram que a qualidade do ar no Acre tem variações significativas dependendo do município. O índice de poluição do ar, medido em partículas PM2.5, é comparado com a média recomendada de 15μg/m³, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


O município de Rio Branco, capital do Acre, enfrenta a pior qualidade do ar no estado, com uma média diária de 160,12 μg/m³ de PM2.5. Outro município que também apresenta índices preocupantes é Manoel Urbano com 134,38 μg/m³. O valor é alarmantemente alto e muito acima da média recomendada pela OMS, resultando em um status de nível extremamente alto.


Por outro lado, Plácido de Castro, no interior do Acre, se destaca com a melhor qualidade do ar, apresentando uma média diária de apenas 4,05 μg/m³ de PM2.5, um valor consideravelmente abaixo da média recomendada pela OMS. Este índice classifica o município como nível bom, sugerindo que a qualidade do ar em Plácido de Castro é excelente e não apresenta riscos significativos para a saúde da população.

Anúncio


Tarauacá e Feijó também têm índices relativamente melhores em comparação com a média do estado, com médias de 49,67 μg/m³ e 51,54 μg/m³, respectivamente.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido