Categories: Nacional Notícias

Cometa do Século poderá ser observado no Brasil ainda em setembro

Por
Agência Brasil

A partir do dia 22 de setembro, os interessados em astronomia poderão observar, aqui no Hemisfério Sul, a passagem pela Terra do cometa C2023 A3 (Tsuchinshan-Atlas), que está sendo chamado de Cometa do Século, por causa da chance de ter a maior luminosidade desde o Hale-Bopp, que brilhou no céu em 1997.


O cometa – fenômeno formado por poeira, pedras, gelo e gases – foi descoberto no início de 2023 pelo Observatório Astronômico Zijinshan, também conhecido como Observatório da Montanha Púrpura, e pelo telescópio do Sistema de Alerta Último de Impacto Terrestre de Asteroide (Atlas, na sigla em inglês), na África do Sul.


O astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, explica que, desde agosto até a última semana de setembro, o cometa está “muito aparentemente próximo do Sol”, o que o deixará ofuscado pelo brilho da estrela central do Sistema Solar, dificultando a sua observação.


“A partir da última semana de setembro, dia 22, o cometa poderá ser visto ao amanhecer, mas tornando a ficar novamente muito próximo do Sol entre os dias 7 e 11 de outubro, mas voltando a se afastar em seguida. A partir de então, o cometa poderá ser visto logo após o pôr do sol”, explica o astrônomo.


De acordo com Monteiro, o chamado periélio (maior aproximação ao Sol), ocorrerá em 27 de setembro, a uma distância de 0,391 Unidades Astronômicas (UA), o que equivale a quase 58,5 milhões de quilômetros.


Já a máxima aproximação do cometa com a Terra acontece no domingo, 13 de outubro, quando estará a uma distância de 0,472764 UA, ou 70,7 milhões de quilômetros.


Observação


“Não é possível atestar se o cometa poderá ser visto a olho nu, dado que a intensidade do brilho desses objetos pode ser imprevisível e, por isso, é possível que haja a necessidade de fazer uso de outros instrumentos, tais como binóculos e telescópios”, detalha o especialista do Observatório Nacional.


“Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol. O cometa estará visível um pouco antes do amanhecer no final de setembro e logo após o pôr do Sol, quando transitará pelas constelações de Virgem (em setembro), Serpente e Ofiúco (outubro)”, orienta Monteiro.


“A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, em uma altura de até 30 graus”, adianta.


De acordo com o aplicativo de astronomia Star Walk, o C2023 A3 pode alcançar até -3 de magnitude – quanto menor a magnitude, maior a luminosidade. Para efeito de comparação, em 1997, o cometa Hale-Bopp, um dos mais observados do século 20, teve magnitude de pico de -1,8.


A observação do Cometa do Século está registrada no guia de principais fenômenos astronômicos, elaborado pelo Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Além de explicar sobre astronomia e os acontecimentos, a publicação permite acompanhar, por exemplo, a agenda de eclipses, aproximação de planetas e chuvas de meteoros.


Share
Por
Agência Brasil

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Cometa do Século poderá ser observado no Brasil ainda em setembro

A partir do dia 22 de setembro, os interessados em astronomia poderão observar, aqui no…

10/09/2024
  • Nacional
  • Notícias

Prevenção do suicídio: campanha pede menos estigma e mais diálogo

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, todos os anos, mais de setecentas…

10/09/2024
  • Nacional
  • Notícias

Eleições 2024: TSE lacra sistema que será usado em urnas

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen…

10/09/2024
  • Acre 01

Urgil dá aviso prévio a todos os funcionários e fechará as portas para internações

A Urgil, único hospital infantil particular do Acre, vai fechar as portas para internações. Todos…

10/09/2024
  • Notícias
  • Política

Petecão entrega veículo à Embrapa no Acre e destaca investimentos de mais de R$ 6 milhões

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) entregou na segunda-feira (9), uma pick-up à Empresa Brasileira de…

10/09/2024
  • Destaque 1
  • Notícias

Marcus leva às ruas milhares de pessoas: “precisamos mudar realidade de abandono”

O candidato a prefeito pela coligação Bora Rio Branco, Marcus Alexandre (MDB), realizou na tarde…

10/09/2024