Menu

Pesquisar
Close this search box.

Candidatura de Sammy Barbosa ao STJ se fortalece com apoio de Mauro Campbell

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma reportagem publicada nesta terça-feira (10) pelo site O Bastidor, revela que o acreano Sammy Barbosa, procurador de justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), virou o favorito para o cargo de ministro no Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Segundo o portal, a candidatura de Sammy Barbosa está tão bem consolidada que a posição parece ser dele a perder. Destinado à vaga do Ministério Público (MP), Sammy já era um dos principais nomes para encabeçar a lista tríplice a ser votada pelo STJ em outubro, mas as movimentações em Brasília na última semana reforçaram seu favoritismo.


De acordo com informações do site, embora tenha uma base de apoio dentro do próprio MP, a principal força por trás da candidatura de Sammy Barbosa vem de seu padrinho político, o ministro Mauro Campbell, corregedor Nacional de Justiça e integrante do STJ. Campbell, que tem se aproximado do presidente Lula e ampliado sua atuação política, vem utilizando sua influência para impulsionar o nome de Sammy na disputa. A posse de Campbell como corregedor, na última terça-feira (3), foi um evento prestigiado pelo presidente e figuras importantes do cenário político e econômico, incluindo nomes de destaque da Faria Lima.

Anúncio


Durante os jantares e encontros que seguiram a posse de Campbell, Sammy foi alvo de elogios e atenção de ministros, advogados, governadores e empresários. Nesse contexto, garantir a indicação de Sammy Barbosa ao STJ se tornou uma espécie de “missão” para seus apoiadores, consolidando ainda mais a posição de Campbell como um dos influentes na cúpula do Judiciário.


Apesar de o processo de escolha para uma vaga no STJ envolver muitas variáveis e incertezas, o cenário atual parece ser amplamente favorável ao procurador acreano, segundo o portal. Além do apoio de Campbell, a candidatura de Sammy também ganha força com a pressão de representantes dos Ministérios Públicos estaduais, que têm reivindicado maior participação nas escolhas do STJ, alegando que nas eleições anteriores o Ministério Público Federal (MPF) recebeu atenção desproporcional.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido