Categories: Famosos

Entenda o que é a cirurgia de amputação do reto a qual Preta Gil foi submetida

Por
IstoÉ

Preta Gil revelou, durante entrevista ao “Fantástico”, no domingo, 8, que, como parte do tratamento contra um câncer no intestino, iniciado em 2023, submeteu-se a uma cirurgia de amputação do reto. E que agora acha necessário falar sobre o assunto, para que não haja tabus.


“Em seis meses, quatro tumores cresceram em mim. Tudo nessa doença é um grande tabu. Eu amputei o reto e não posso ter vergonha, porque é minha realidade“, disse a cantora ao programa.


O reto é a última região do intestino grosso, que fica localizada antes do ânus, tomando conta da região da pelve.


Mas afinal, o que é amputação do reto?


Especialistas ouvidos pelo site IstoÉ Gente explicaram que há dois tipos de procedimento. Na amputação do reto em si, como o próprio nome já diz, acontece a remoção dessa região, que é responsável por fazer o caminho de evacuação das fezes.


“Quando ocorre a amputação retal, faz-se a ligadura, chamada anastomose. Nesse caso, não é interessante que naquela área passe fezes, porque pode contaminar, dificultar a cicatrização e abrir os pontos. Então, em uma cirurgia dessa natureza, o paciente usa uma bolsinha para desvio das fezes, enquanto a região que foi operada fique em repouso”, detalha Cleydson Santos, oncologista clínico e coordenador do serviço de Oncologia do Hospital Mater Dei Salvador (BA).


“Depois que se faz todo o tratamento e passa algumas semanas ou meses e a região da ligadura, do que restou fica cicatrizado, o paciente faz uma nova cirurgia para corrigir o trânsito intestinal”, completa.


Segundo o oncologista, após a cicatrização da cirurgia final, o paciente ainda pode ter alguns contratempos na hora de evacuar.


“Infelizmente, mesmo que se façam todas as técnicas de reconstrução no reto, não é como a natureza nos fez. Então, o paciente pode ter uma dificuldade de controlar as fezes mesmo preservando o ânus, tendo urgência para evacuar, perda involuntária das fezes pelo ânus e etc”, explica.


“Porém, o paciente pode se reabilitar, principalmente com fisioterapia pélvica, para tratar a musculatura, e retomar a qualidade de vida, reaprendendo a função do ânus. Então, é possível reconstruir a região quando o ânus é preservado”, orienta.


Além disso, há outro tipo de cirurgia, esta chamada anorretal, que consiste em remover não só o reto, mas também o ânus. Neste caso, o paciente precisa usar uma bolsa de colostomia para o resto da vida e a reabilitação é mais delicada.


“Se a cirurgia for uma amputação com retirada do ânus, a reabilitação é com nutrição e dieta, mas agora será preciso da enfermagem estomaterapêutica, que vai cuidar da bolsinha de colostomia”, explica Samuel Aguiar, Líder do Centro de Referência em Tumores Colorretais – A.C.Camargo Cancer Center.


Cleydson Santos pontua que esta segunda opção de cirurgia nem sempre é a mais aceita pelos pacientes. “É uma decisão difícil e de impacto psíquico, mas é perfeitamente possível que ele conviva e aprenda a cuidar disso, seguindo sua vida da maneira mais próxima possível do normal”, pondera.


Share
Por
IstoÉ

Últimas Notícias

  • Televisão

Rodrigo Faro se emociona ao gravar último programa na Record. Veja!

Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…

21/12/2024
  • Famosos

“Ego muito grande”, diz Anitta sobre se relacionar com pessoas famosas

Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…

21/12/2024
  • Região Norte
  • Rondônia

Policial Penal suspeito de alugar celulares para presos é afastado do cargo

Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…

21/12/2024
  • Região Norte
  • Tocantins

TRT lança concurso com vagas para o Tocantins e salários de quase R$ 14 mil

Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…

21/12/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Tocantins

Enteada é suspeita de desviar R$ 20 mil da conta do padrasto para gastar com jogos online

Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…

21/12/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Tocantins

Advogada acusada de aplicar golpes em clientes é presa, mas acaba liberada após decisão do STJ

Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…

21/12/2024