Menu

Pesquisador Davi Friale diz que fumaça deve amenizar na próxima semana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O pesquisador Davi Friale conversou com a reportagem do ac24horas/Ecos da Notícia durante a Expoacre, neste domingo, 8 de setembro, e afirmou que a fumaça que encobre o município de Rio Branco é proveniente da Bolívia.

Segundo Friale, cerca de 98% da fumaça que afeta Rio Branco tem origem no território boliviano. “Essa fumaça não é nossa. O centro de origem das queimadas está em território boliviano e, como nós já havíamos previsto com bastante antecedência, teríamos muita fumaça, mesmo com aquelas chuvas que ocorreram na última quinta-feira, se não me engano, que apagaram quase todos os focos aqui. Eu disse, no dia seguinte, que iria piorar, porque o vento passou a soprar de lá para cá, e o resultado é o que estamos vendo agora.”

Anúncio

Friale garantiu que a fumaça deverá diminuir no início da semana. “Temos duas situações: ou eles param de queimar lá na Bolívia — o que não é muito provável, a não ser que chova bastante por lá, o que ajudaria a apagar os focos — ou, a partir desta semana que começa na segunda-feira, a fumaça vai começar a se dissipar. Isso porque o vento vai mudar de direção e passar a soprar do norte, ou seja, do nosso lado, do interior do Acre para Rio Branco, e daqui para a Bolívia. Então, a fumaça, embora internacional, nós não queremos, certo? Vamos devolvê-la para a Bolívia, de onde ela veio”, explicou o pesquisador.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.