O secretário de Estado de Agricultura, José Luiz Tchê, afirmou que a Expoacre pode acontecer em outro espaço a partir do próximo ano. “O governador já até me autorizou a buscar outro espaço para que seja um espaço permanente que o Brasil todo olha como um grande celeiro”.
A área disponível para a agricultura atualmente no Acre é de 400 mil hectares de área degradada. São regiões em que foram retiradas as florestas que haviam. Mas que a atividade pecuária não se viabilizou ou não houve investimento adequado. O fato é que, sem a proteção da floresta, a área foi sendo exposta ao longo dos anos aos sol e à chuva sem nenhum tipo de manejo. São áreas degradadas. É possível recuperar essas áreas ou com culturas agrícolas, ou com Sistemas Agroflorestais.
Essa definição de qual destinação determinada área terá precisa de estudo específico. Por isso, na entrevista ao ac24horas, o secretário Luiz Tchê afirmou que “o desafio é enorme”.
A análise do solo é um dos gargalos que o secretário Tchê destacou para melhorar a produtividade da agricultura acreana. Uma empresa do interior de São Paulo que faz análise do solo em tempo real de 1,2 mil áreas de uma só vez é observada pela Seagri.
Café, banana, cacau e mel são os produtos estratégicos para a secretaria.
Agricultor digital
A Seagri criou um aplicativo que vai eliminar a figura do atravessador. “O consumidor vai entrar em contato diretor com o produtor. Porque o produtor vai ter um preço justo e o consumidor comprar com um preço melhor”.
Os 75 expositores que estão presentes na Expoacre refletem, de acordo com Tchê, a prioridade que o Governo tem dado à agricultura familiar.
Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…
Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…