Menu

IRI Brasil lança campanha de conscientização nas rádios sobre o enfrentamento das queimadas e da seca severa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Brasil enfrenta a maior seca dos últimos 44 anos. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), essa seca supera a estiagem de 2015 e as previsões para outubro são ainda mais preocupantes. Essa situação é resultado dos crise climática agravada pela devastação e queima da floresta amazônica e do cerrado e também pela prática de incendiar os pastos e lixo nas cidades.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Cerrado perdeu 3.724 km² hectares de vegetação nativa, nos primeiros 6 meses de 2024. Na Amazônia a perda foi de 1.639 km². Até o final de agosto foram registrados mais de 154 mil focos de calor, com mais de 80% desses focos concentrados na Amazônia e no Cerrado.

Anúncio

No Acre, três meses após a segunda maior cheia do Rio Acre ter destruído várias plantações na zona rural de Rio Branco (AC), os produtores e a população agora enfrentam o oposto: a falta de chuva. Toda a Bacia do Rio Acre está em situação de alerta máximo para seca, e o nível do manancial em Rio Branco está abaixo de 4 metros há mais de três meses. Como resultado, mais de 387 mil pessoas nas zonas urbana e rural de Rio Branco sofrem com a estiagem severa.

A combinação de queimadas e seca severa tem impactado a qualidade do ar, a saúde da população, o meio ambiente e até a economia.

Diante da gravidade dessa situação, a Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais (IRI Brasil) está iniciando uma nova fase da campanha “Pelo direito de respirar ar puro e acesso à água potável”, que busca conscientizar a população e as autoridades públicas sobre os problemas de saúde relacionados a esses eventos climáticos.

A primeira etapa da campanha foi a entrega de um guia informativo com dados sobre desmatamento, queimadas e os riscos à saúde devido à fumaça, além de estratégias para enfrentar a seca. O guia, composto por seis capítulos, aborda temas como: “O que está acontecendo com nosso planeta e como isso nos afeta?”, “Como está a situação ambiental no Estado do Acre?”, “Impacto das queimadas e da seca na saúde”, “Como você deve se proteger?”, “O que fazer em caso de falta d’água?”, e “O que os governos devem fazer para proteger a todos?”.

Agora, a campanha busca alcançar a população em geral por meio da veiculação de mensagens nas rádios e organizações parceiras. Serão transmitidos 8 spots de 45 segundos cada, abordando os temas da campanha.

A campanha também busca mobilizar a solidariedade da população da Amazônia, do restante do país e a comunidade internacional para doarem filtros de nanotecnologia para as famílias mais afetadas pela falta de acesso à água potável, reduzindo assim a incidência de enfermidades evitáveis e protegendo a vida dos recém nascidos, crianças, pessoas com comorbidades e os idosos, especialmente.

Para participar da campanha basta acessar o site da IRI Brasil: iribrasil.org/campanhas e ter acesso aos Guias de Orientação sobre como agir diante da seca e das queimadas, cards, vídeos informativos e informações sobre os filtros de nanotecnologia, que precisam ser compartilhados com toda a população.

“A seca e os desmatamentos, incêndios florestais e queimadas são problemas extremamente graves que impactam a vida de milhões de pessoas na Amazônia e no restante do país. Acreditamos que as lideranças e comunidades religiosas podem mudar essa situação, criando um ambiente de diálogo e cooperação entre a população, empresários, parlamentares e governantes para que sejam tomadas as medidas necessárias para restaurar e preservar as florestas, os rios e as nascentes e para proteger a saúde da população contra a poluição provocada pela fumaça e pela dificuldade de acesso a água potável”, afirma Carlos Vicente, Coordenador Nacional da IRI Brasil.

SOBRE A IRI BRASIL

A Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais – IRI Brasil está ligada ao Programa de Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (PNUMA) e visa trazer urgência moral e unir a força espiritual das religiões aos esforços globais para acabar com o desmatamento das florestas tropicais. A IRI atua no Brasil, Colômbia, Peru, República Democrática do Congo e Indonésia, os cinco países que, juntos, reúnem 70% das florestas tropicais remanescentes no mundo.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.