O ar poluído da capital acreana provocado pela grande quantidade de fumaça pode afetar seriamente a saúde respiratória da população, principalmente dos idosos.
Na manhã desta quarta-feira, 4, o secretário municipal de saúde de Rio Branco, Eliatian Nogueira, divulgou um vídeo nas redes sociais ao lado de uma geriatra da prefeitura da capital, com orientações sobre os cuidados necessários para enfrentar a má qualidade do ar.
As principais orientações são:
Aumentar a ingestão de água e líquidos que ajuda a manter as membranas respiratórias úmidas e mais protegidas;
Reduzir ao máximo tempo de exposição. Recomenda-se que os idosos permaneçam dentro de casa em local ventilado, com ar condicionado ou purificadores de ar.
– As portas e janelas devem permanecer fechadas durante os horários com elevadas concentrações de partículas para reduzir a penetração da poluição externa.
– Evitar atividades físicas em horários de elevadas concentrações de poluentes do ar, entre 12 e 16 horas, quando as concentrações de ozônios são mais elevadas.
– O uso de máscaras do tipo cirúrgica, pano, lenços ou bandanas podem reduzir a exposição às partículas grossas, aliviando o desconforto das vias aéreas superiores.
Assista ao vídeo: