Categories: Juruá Notícias

Ministério Público e polícia de Cruzeiro do Sul farão prisões em caso de queimadas

Por
Sandra Assunção

As queimadas urbanas e rurais de Cruzeiro do Sul podem resultar em prisão em flagrante. O alerta foi feito nesta segunda-feira, 2, pela promotora de Justiça, Manuela Canuto, e o delegado de Polícia Civil, Vinicius Almeida.


A promotora destacou que Cruzeiro do Sul, atualmente, é o terceiro município do Acre com maior incidência de queimadas, atrás apenas de Feijó e Rio Branco. “Estamos vivendo uma situação de emergência climática, e as autorizações para queimadas foram suspensas. Qualquer pessoa que realizar queimadas estará cometendo um crime ambiental, sujeito a penalidades que incluem reclusão, multa e responsabilização civil. O Ministério Público lançou a campanha para conscientizar que as queimadas são um crime que, além de degradar o meio ambiente, afetam a saúde pública”, citou.


O delegado Vinícius Almeida ressaltou que as queimadas são um crime grave, passível de punição de um a quatro anos de reclusão. “Vários órgãos estão de mãos dadas com o intuito de reprimir esse tipo de conduta. Vamos intensificar as fiscalizações na região e aqueles que forem flagrados serão conduzidos à delegacia, onde sofrerão as consequências legais, incluindo a aplicação de uma fiança considerável”, afirmou o delegado, destacando a responsabilidade de cada cidadão em não praticar e denunciar tais crimes.


O Capitão Odair Nogueira, do 6º Batalhão da Polícia Militar em Cruzeiro do Sul, reforçou que a população pode contribuir com a campanha por meio de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo número 190. “Não há necessidade de se identificar, e a Polícia Militar está preparada para averiguar as denúncias tanto na zona urbana quanto na rural”, explicou.


O Ministério Público do Acre, em parceria com a Polícia Civil, Polícia Militar, IMAC, IBAMA, ICMBio, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou na última quinta-feira, 29, a campanha “Vidas Ameaçadas” para conscientizar a população sobre os perigos e a ilegalidade das queimadas rurais e urbanas.


A campanha tem ações de repressão e a conscientização da comunidade de Cruzeiro do Sul sobre os perigos e consequências legais das queimadas, promovendo uma ação conjunta para preservar o meio ambiente e a saúde pública.


Share
Por
Sandra Assunção

Últimas Notícias

  • Destaque 3

Açude que abastece Acrelândia corre risco de seca total

A população de Acrelândia tem sido alertada pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado…

22/11/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Simone Mendes e padre Fábio de Mello cantam na final do concurso de café

A cantora Simone Mendes, considerada hoje a grande estrela da música sertaneja brasileira, e o…

22/11/2024
  • Nacional
  • Notícias

PM que atirou em aluno de Medicina é indiciado por homicídio doloso

Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…

22/11/2024
  • Entretenimento

Bocalom volta a declarar seu amor à noiva: “poesia viva”

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou novamente suas redes sociais para declarar…

22/11/2024
  • Acre
  • Notícias

Militar do exército fica em estado grave após acidente na capital

Um grave acidente ocorrido na noite dessa quinta-feira (21), no cruzamento da Travessa Cearense com…

22/11/2024
  • Televisão

Academia confirma ‘Ainda Estou Aqui’ como elegível ao Oscar

O filme Ainda Estou Aqui foi confirmado como um dos elegíveis para a categoria de…

22/11/2024