Na edição especial do programa “Boa Conversa”, transmitido diretamente dos estúdios do ac24horas na Expoacre 2024, no Parque Wildy Viana, em Rio Branco, os jornalistas Marcos Venicius, Astério Moreira e Luis Carlos Moreira Jorge discutiram, nesta segunda-feira (02), os resultados da mais recente pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa.
Durante o debate, Astério Moreira destacou que a pesquisa realizada pela Delta Agência de Pesquisa traz um panorama mais equilibrado e coerente em comparação às pesquisas anteriores, que foram feitas por telefone. “Essa pesquisa coloca as coisas nos eixos novamente.O Marcus Alexandre foi prefeito, ganhou uma reeleição no primeiro turno, tem uma memória eleitoral muito boa”, afirmou.
Em relação a Tião Bocalom, apesar de contar com o apoio do ex-presidente Bolsonaro, Astério observou que o impacto desse apoio foi limitado. “ O prefeito Bocalom, em que pese todo esse apoio do presidente Bolsonaro, saiu até na pesquisa nacional que ele era incapaz de influenciar, a pesquisa traduz exatamente o trabalho dele. Se tem algum aumento aí de 3, 4% é pouco, mas, na verdade, eu acho que é resultado do trabalho dele [Bocalom]. Os 37% são do Bocalom”, afirmou.
Luis Carlos também comentou sobre a postura do senador Márcio Bittar, articulador da reeleição de Bocalom, afirmando que o foco do parlamentar parece estar mais voltado para uma campanha em apoio a Bolsonaro para 2026 do que para a eleição municipal atual. “Ele está mais interessado na eleição do Bolsonaro do que na vitória do Bocalom”, disse Crica.
A pesquisa, que consultou 805 eleitores entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, revelou que Marcus Alexandre, do MDB, lidera a preferência com 43,23% das intenções de voto. Tião Bocalom, do PL, segue de perto com 37,76%. Em terceiro lugar, aparece Emerson Jarude, do partido Novo, com 4,10%, enquanto Jenilson Leite, do PSB, conta com 1,86% de apoio dos entrevistados.
Os que não souberam ou não responderam somam 7,96%, e os votos brancos ou nulos representam 5,09% dos eleitores. A pesquisa tem uma margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%, sendo registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Acre sob o número AC-03241/2024.
Em sessão solene nesta quinta-feira, 28, a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) homenageou…
Um estudo divulgado recentemente sobre o acesso ao verde e resiliência climática nas escolas das…
Um avião de pequeno porte caiu no meio de uma rua movimentada no sudoeste do…
A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE) publicou nesta quinta-feira, 28, a lista definitiva…
Após 20 anos na Band, José Luiz Datena anunciou a saída do canal de televisão…
Os recursos complementares para o pagamento do piso da enfermagem referentes ao mês de novembro…