Menu

Tarauacá tem aumento de 200% no índice de focos de calor

Foto: blog do Accioly (Tarauacá)
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O município de Tarauacá, conhecido como a terra do abacaxi gigante e das mulheres bonitas, está enfrentando um cenário preocupante com o aumento significativo no número de focos de calor registrados este ano. Segundo dados recentes do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), houve um crescimento de 200% nos focos de calor em julho de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O aumento alarmante foi revelado durante uma visita técnica realizada nesta sexta-feira (30) por integrantes do Gabinete de Crise do Governo do Acre. A elevação dos focos de calor é um indicativo da intensificação das queimadas na região, prática que agrava a poluição do ar e impacta diretamente a saúde da população local.

Anúncio

Conforme dados da plataforma de monitoramento da qualidade do ar, IQAir, o índice do ar em Tarauacá tem se mantido em níveis insalubres nos últimos dias.

Entre terça-feira, 27, e quinta-feira, 29, a qualidade do ar foi classificada como “insalubre”, com o IQA variando entre 153 e 163, representando riscos significativos para a saúde, especialmente para grupos vulneráveis. As temperaturas na região permaneceram elevadas, com máximas de até 39°C e mínimas de 19°C a 21°C.

Nesta sexta (30), a qualidade do ar foi classificada como “não saudável para grupos sensíveis”, com um IQA de 104, o que indica uma leve melhora, mas ainda representa riscos consideráveis para a saúde, em um contexto de temperaturas elevadas, que oscilam entre 39°C e 21°C.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.