Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ministério Público lança campanha contra corrupção em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público do Acre lançou nesta sexta-feira, 30, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, o projeto “Eu Digo Não à Corrupção”, voltado para alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino. Um concurso de redação sobre o tema, com premiações para os três melhores textos, faz parte do projeto desenvolvido pelo MP, em parceria com o governo do Estado, Assembleia Legislativa e Federação das Indústrias do Acre- Fieac.


O Procurador Geral de Justiça, procurador Danilo Lovisaro, destacou se tratar de uma iniciativa que traz a ética e cidadania contra a corrupção para o debate da juventude.


“O objetivo é que a gente possa encutir nesse público jovem, que é um público em informação ainda, e que futuramente será a nossa sociedade ocupando cargos importantes no funcionalismo público, na política, mesmo na iniciativa privada, para que eles tenham um comportamento ético e que a gente possa com isso, cada vez mais melhorar a nossa sociedade e afastar essa chaga da corrupção. É uma semente que está sendo plantada. Eu acho que esse público é o melhor público para a gente tratar desse assunto, mostrar que aquele jeitinho, aquele comportamento que às vezes prejudica. Tirar vantagem indevidamente das coisas, descumprir regras sociais, descumprir as leis, às vezes são pequenos gestos que comprometem uma vida sadia em sociedade, comprometem o direito de alguém que é próximo de você ou de outras pessoas que fazem parte da nossa sociedade. Então a gente tem que trabalhar isso de modo que eles possam ter consciência de que a gente precisa de uma sociedade com uma cultura ética em que todos respeitem os direitos dos seus próximos e que com isso a gente construa uma sociedade mais igual”, enfatizou.

Anúncio



Reginaldo Prats, secretário adjunto estadual de educação, explica que estão inseridos no projeto os alunos das escolas de tempo integral de Cruzeiro do Sul e Rio Branco. A premiação dos estudantes vencedores do concurso da redação, será divulgada posteriormente.


“Depois desse lançamento, o tema será o objeto de uma redação e nós teremos aí uma premiação de primeiro, segundo e terceiro lugar por cada escola. Aqui são três escolas do Ensino Integral. Nós vamos estar premiando cada escola primeiro, segundo e terceiro lugar da redação, depois o núcleo de educação de cada região vai estar premiando o primeiro e segundo lugar desses resultados. Será oportunamente depois lançada aqui a premiação para aluno e professor”, pontuou.


Os estudantes já se preparam para escrever as redações abordando a necessidade de combate à corrupção, tema que que perpassa a política.



Eglaini da Silva, de 18 anos, estudante da Escola Craveiro Costa, que já representou o Acre no senado federal, diz que o tema é muito propício em ano de eleição. Mas também vai levar em conta, na hora de escrever, os pequenos atos diários de corrupção.


“A política é uma forma muito linda de se trabalhar em meio à sociedade. E perante esse tema eu vejo uma possibilidade enorme dos jovens entender a importância da política para cada um. Mas a corrupção, por exemplo, não está propriamente ligada diretamente à política, pode estar ligada à vida das pessoas e começa até com furar uma fila. Então a corrupção não é só ligada à política, a corrupção acontece nos mínimos detalhes do nosso dia a dia. Eu espero fazer uma boa redação e ganhar esse prêmio, que espero que seja um iPhone “, concluiu ela.


O projeto Eu Digo não a corrupção será lançado também em Rio Branco.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido