José Luiz Datena (PSDB) não teve papas na língua ao participar da sabatina da GloboNews na quinta (29). O candidato à Prefeitura de São Paulo deu uma resposta afiada à jornalista Natuza Nery após ser questionado sobre seu desempenho nas pesquisas. Os dois já tinham se desentendido anteriormente em debate promovido pelo G1.
No programa Central das Eleições, a comentarista fez uma pergunta direta sobre a queda do apresentador nas pesquisas de intenção de voto. “Por que o senhor não decolou até agora?”, questionou.
O político a respondeu em tom debochado. “Porque eu não sou avião, senão eu decolaria que nem foguete”, disparou o entrevistado, que até arrancou risadas da jornalista.
Além de Natuza, Datena enfrentou Andréia Sadi, Daniela Lima, Gerson Camarotti, Julia Duailibi e Mônica Waldvogel na sabatina. Em determinado momento, ele teve um novo estranhamento com a jornalista, ao ignorá-la quando ela alertou que seu tempo de resposta havia acabado.
“Candidato? Candidato? Candidato José Luiz Datena?!”, chamou a atenção a repórter, enquanto ele seguia discursando. “Camarotti tem uma pergunta para fazer, nosso tempo está acabando”, explicou Natuza. “Desculpa, é que eu sou meio surdo”, justificou o comunicador.
Perspectivas da eleição
Datena alegou que essa é uma das eleições mais incertas de São Paulo, e disse que ele gostaria de ser uma opção democrática que se diferenciasse da polarização entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL). “Estou sentindo que a única grande chance que eu tenho é com o povo. Estou sentindo o carinho do público”, afirmou.
Ainda assim, após uma queda brusca nas pesquisas, ele admitiu que talvez não seja o melhor momento para concorrer. “Escolhi a eleição errada”, confessou. “Nas outras, eu estava com 25%, 30% já de saída”, relembrou.
Ele também atribuiu a falta de apoio popular ao desempenho ruim nos debates. “Fui mal no debate, e replicaram isso. O debate é fundamental para se ter uma ideia do que os candidatos representam para que votem nele ou não, para a democracia”, ponderou.
Histórico de desistências
José Luiz Datena foi pré-candidato a prefeito em 2016 pelo PP, mas abriu mão da campanha após após denúncias contra o partido. Já em 2018, ele demonstrou interesse em disputar as eleições para o Senado pelo DEM –mas também voltou atrás.
O comunicador planejava disputar o cargo de prefeito de São Paulo novamente em 2020 ou até ser vice na campanha de Bruno Covas (1980-2021), só que desistiu da candidatura após um pedido da Band.
O comunicador desistiu pela quarta vez de concorrer a um cargo público em 2022, mesmo como líder das pesquisas de opinião na corrida pelo Senado de São Paulo.