Um grande mosaico da produção agrícola de Cruzeiro do Sul com espaço para os negócios e o entretenimento. Assim é o Festival da Farinha, onde o candidato a reeleição, Zequinha Lima, esteve na noite dessa quarta-feira,28, junto com a esposa, Lurdinha Lima, o governador Gladson Cameli e o deputado estadual Nicolau Júnior.
“A mandioca com seus derivados, como a farinha, é nosso produto mais importante. Então é o momento que a gente aproveita e bota na vitrine. É o momento onde a gente apresenta aquilo que a gente tem da cultura da mandioca em Cruzeiro do Sul. Ela é muito rica, tem muitas opções, e é conhecida nacionalmente, mas ainda precisa vender muito mais ainda essa imagem da capital da farinha. Recentemente nós tivemos um projeto de lei aprovada no Senado, está transitando na Câmara, para que a farinha seja muito mais conhecida ainda no Brasil e com o selo de qualidade que ela tem. O Festival da Farinha é isso, é o agricultor, a vitrine é o agricultor. Ele que é o ator principal desse festival, é mostrar a riqueza da farinha, é o beiju, a mandioca, é a tapioca, é a farinha de tapioca, enfim, a riqueza enorme que a gente tem. E o Festival da Farinha abre as portas para que a gente possa apresentar e botar o agricultor em evidência”, enfatizou Zequinha, que percorreu os espaços do evento.
Na área da secretaria de Agricultura, estão montadas casas de farinha e expostas máquinas e equipamentos utilizados no dia a dia dos agricultores, como as moendas, despolpadeiras, motores, mini tratores e outros itens. São parte de cerca de 700 itens entregues por Zequinha Lima que somam R$ 8 milhões. No local também há produtos da agricultura familiar, produzidos com apoio da gestão de Zequinha, que garantiu desde o preparo da terra com a mecanização agrícola, assistência técnica até o escoamento da produção, que chega aos mercados e à mesa dos cruzeirenses. A mecanização alcançou 5 mil hectares de terra para vários tipos de cultivo. Os caminhões e barcos já transportaram das lavouras para os mercados, mais de 9 mil toneladas de produtos, de forma gratuita para os agricultores. O programa de piscicultura, em parceria com o governo do Estado, garante a segurança alimentar das famílias e renda extra para os agricultores com 356 tanques para a criação de peixes. Os alevinos já foram entregues nas propriedades rurais. Os Mercados, ampliados, completam as ações de fortalecimento da agricultura no município.
Antes do início do show do cantor Pablo, o prefeito Zequinha Lima foi até o camarim do cantor junto com a esposa. Agradeceu pela presença do artista e entregou a Pablo, um quadro com um cocar indígena da artista plástica Cruzeirense Cleide Lima.
A denúncia, feita pelo vereador eleito, Chagas Batista, de que máquinas do Deracre cedidas à…
A Procuradoria da Câmara Municipal apontou diligências relacionadas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA)…
O vereador eleito pelo MDB nas últimas eleições, Eber Machado, anunciou que entrou na justiça…
A prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes (Progressistas), realizou a maior edição do Natal no…
A história de Bryan, garoto de cinco anos que venceu um câncer raro, continua emocionando…
O nível do Rio Acre deve elevar nas próximas horas. O motivo é a quantidade…