A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta feira (29), operação que apura suspeita de contrabando de ouro, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Investigadores cumprem quatro mandado de busca e apreensão em Boa Vista, Pacaraima e Maceió.
São alvos das buscas uma empresa distribuidora de alimentos e um açougue de Roraima. A investigação que resultou na operação, chamada de “Carne Dourada”, se iniciou por meio da delegacia da PF em Pacaraima.
A Justiça também determinou o bloqueio e sequestro de bens e valores dos investigados.
Uma das empresas investigadas é suspeita de movimentar mais de R$ 3 milhões, valores bem acima da capacidade econômico-financeira, segundo a relatório enviado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) à PF.
Com o avanço das investigações, conforme a PF, foi possível verificar que, supostamente, as atividades ilícitas envolviam triangulações financeiras de empresas comerciais exportadoras, as quais enviariam gêneros alimentícios para a Venezuela e receberiam parte do pagamento em ouro.
Alguns alvos desta operação são reincidentes em outros inquéritos da Polícia Federal em razão da prática de crimes similares.