Menu

Fumaça toma conta do céu de Rio Branco em mais um dia “insalubre”

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A qualidade do ar em Rio Branco continua preocupante, com o índice alcançando o nível “insalubre” devido à densa fumaça que persiste na região nesta terça-feira (27). O Índice de Qualidade do Ar (IQA) registrado hoje é de 181, conforme os padrões dos Estados Unidos da América (EUA). Em comparação com o dia anterior, houve uma melhoria, já que a qualidade do ar havia sido classificada como extremamente insalubre.

Atualmente, a concentração de partículas finas de PM2,5 é de 98,8 µg/m³. O valor é alarmante, representando 19,8 vezes a quantidade anual recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma boa qualidade do ar. As partículas PM2,5, que são respiráveis e podem penetrar profundamente nos pulmões, são o principal poluente em questão e estão diretamente associadas a uma série de problemas respiratórios e cardiovasculares.

Anúncio

FOTO: SÉRGIO VALE

O clima em Rio Branco contribui para a persistência da fumaça, com uma névoa espessa cobrindo a cidade. A temperatura atual é de 24°C, com umidade relativa do ar de 41%. Os ventos estão leves, com velocidade de 5,5 km/h, e a pressão atmosférica é de 1019 mbar.

Segundo o meteorologista, Davi Friale, afirmou que além da baixa umidade, a saúde dos acreanos será impactada pela fumaça das queimadas na Bolívia, que se intensificará nos próximos dias. A fumaça está sendo trazida para o Acre por ventos provenientes do sudeste e permanecerá até a próxima sexta-feira (30), quando os ventos mudarão de direção e passarão a soprar do norte, devolvendo a fumaça para o território boliviano.

O fotojornalista do ac24horas, Sérgio Vale, registrou imagens que mostram o nevoeiro causado pelas queimadas que se instalaram na cidade.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.