PASSA, principalmente, pelo resultado eleitoral da campanha deste ano para a prefeitura de Rio Branco, o primeiro movimento visando as eleições de 2026, para o governo do estado. O partido que vier a dominar a máquina municipal da capital, fica com uma base de apoio para a disputa do Palácio Rio Branco. O grupo do prefeito Bocalom, que tem como líder o senador Márcio Bittar (UB), mira como meta ganhar a eleição e lançar um candidato ao governo do grupo, que pode ser o próprio Bocalom ou o Bittar – cujo sonho de consumo é governar o estado. O MDB, partido cujo candidato Marcus Alexandre vem liderando até aqui as pesquisas; não tem um nome para o governo. Suas lideranças vêm bisando que, em 2026, só vão apoiar a governador apenas quem for aliado na eleição municipal da capital. O MDB, das duas vagas para o Senado, só tem compromisso com uma delas: apoiar a reeleição do senador Sérgio Petecão (PSD), e nenhum acerto para a segunda vaga. O certo é que, nesta campanha, começam a ser desenhados os primeiros contornos da disputa pela sucessão do governador Gladson Cameli. Este é o jogo do poder.
NOVIDADE NO JOGO
A ELEIÇÃO em Tarauacá tem novidade no jogo: a chapa do candidato a prefeito, o extremista de direita Zé Filho (REPUBLICANOS), ganhou um reforço para a reta final de campanha. Recebeu o apoio do ex-prefeito Wando Torquato (PSD), que indicou sua irmã Teca Torquato, como vice da chapa. A disputa está polarizada entre a prefeita Néia (PDT) e Rodrigo Damasceno (PP).
ACIONADO NA JUSTIÇA
O REPUBLICANOS entrou com um pedido de impugnação da candidatura de Rodrigo Damasceno (PP) a prefeito de Tarauacá, sob argumento de ter pendências nas suas contas quando foi prefeito do município. A justiça eleitoral ainda não se pronunciou.
NA ÓRBITA DA JUSTIÇA
EM BRASILÉIA, a eleição está judicializada. Os dois candidatos a prefeito do município, Carlinhos do Pelado (PP) e Leila Galvão (MDB), também, tiveram ações de impugnações impetradas contra ambos. Carlinhos por supostamente ter assinado atos como prefeito; e Leila, por condenação de suas contas no TCE.
DECISÕES CÉLERES
COMO o rito na justiça eleitoral é célere, no máximo na próxima semana, devem sair as decisões sobre os pedidos de impugnações de candidaturas. Sobre todos os atos da justiça caberão recursos para o TSE.
DEVASTADORES COMEMORAM
AS QUEIMADAS, já descoberto que em grande parte foram criminosas, ainda assim o fogo é comemorado pelos que querem destruir as florestas para transformar em pastos de gado.
PESQUISA NACIONAL
ESTÁ PREVISTO para esta segunda-feira a publicação de uma pesquisa pelo instituto Quaest, contratado pelo sistema GLOBO de comunicação. Sairá na TV-ACRE e dará um norte neste início de campanha.
INTERIOR NO FOCO
PESQUISAS do Instituto DELTA -que acertou os prognósticos nas últimas eleições – sobre a eleição em Brasiléia e Cruzeiro do Sul, deverão ser divulgadas ao longo desta semana.
CAMPANHA MILIONÁRIA
A LARGADA da campanha do candidato a vereador Zé Lopes (REPUBLICANOS), mostrou que, ela tende a ser a mais milionária desta eleição. Dá para se mensurar, pela movimentação do lançamento da sua candidatura na última semana.
MANOEL OTIMISTA
O DEPUTADO Manoel Moraes (PP) projetou ontem ao BLOG que, a candidatura de Maxsuel Maia (PP) – que tem seu apoio- deve chegar na semana da eleição, com 50 por cento de aceitação na disputa da prefeitura de Xapuri. O Manoel não é amador.
NÃO TENHO DÚVIDA
NÃO TENHO dúvida- conheço a estrutura da sua campanha – que a vereadora Elzinha Mendonça (PP) deve se eleger como uma das mais votadas da eleição. Anote e confira.
RETIRADA E APOIO
O ADVOGADO Júnior Santiago, que retirou a sua candidatura a vereador pelo SOLIDARIEDADE, fechou apoio à candidatura da vereadora Elzinha Mendonça (PP). Deu um desfalque de votos na chapa.
SE VIRANDO NOS 36
O CANDIDATO a prefeito de Rio Branco pelo PSB, Jenilson Leite, terá apenas 36 segundos no horário de rádio e televisão, que começa dia 30. Vai precisar ser curto e criativo para superar o baixo tempo de exposição.
PIOR PARA O JARUDE
MUITO pior é a situação do candidato Emerson Jarude (NOVO), que terá zero tempo no horário de rádio e TV.
NUNCA DECIDIU
É A MAIOR roubada política se apostar que ocupantes de cargos de confiança das máquinas estatal e municipal podem decidir uma eleição. Quem vai decidir, como sempre, é o voto do eleitor que mora nos grotões da periferia. O resto é ilusão.
NA HORA CERTA
UMA candidatura a vereador de Rio Branco que está bem organizada e crescendo na hora certa, é a do primeiro suplente de deputado estadual, Jeferson Pururuca (PSD).
ENGANANDO OS INCAUTOS
PRESIDENTES de partidos continuam enganando os incautos, acenando falsamente que suas chapas podem eleger até cinco vereadores. Só num aborto fora da curva, algum partido chegará a este número neste pleito.
AUGE DA HIPOCRISIA
É SÓ chegar a eleição que de uma hora para outra, os candidatos passam a aparecer comendo quibe, tomando café, beijando crianças, e frequentando igrejas evangélicas e orando de olhos fechados. Tudo falso. Tudo para conseguir votos. É o auge da hipocrisia. Depois da eleição, eles somem.
ESTRUTURA FORTE
QUALQUER leigo em política sabe que, dificilmente, o ex-secretário Joabe Lira (UB) não será eleito, devido à estrutura que lhe apoia na máquina municipal. Além de ser o candidato pessoal do prefeito Tião Bocalom (PL).
COMEÇAR A PREOCUPAR
O CANDIDATO a prefeito que não aparecer bem nas pesquisas daqui em diante, pode começar a se preocupar. A partir de agora as tendências de votos começam a ser consolidadas.
ATÉ AQUI, POLARIZADA
A ELEIÇÃO em Rio Branco continua polarizada desde a pré-campanha até aqui, entre o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) e o prefeito Tião Bocalom (PL).
NENHUMA CHANCE
O PT deve sair desta eleição municipal em baixa. A tendência é a de que não faça nenhum prefeito. O único município onde o PT tem prefeito é em Xapuri, e deve perder.
PAGANDO O PREÇO
O PT está pagando um preço muito alto por não ter investido na formação de novas lideranças e ter apostado que, os seus caciques não envelheceriam; e que, não acabaria a popularidade. O poder não é eterno.
PEGOU VENTO
UMA CANDIDATURA a prefeito que pegou vento é a do empresário Chicão (MDB), que disputa a prefeitura de Mâncio Lima. Se manter a atual pegada que conseguiu até o fim da campanha, chega nas urnas como favorito. Mas o auge da campanha não chegou: os últimos 15 dias da eleição.
FRASE MARCANTE
” O silêncio é um amigo que nunca trai”. Confúcio.