O Acre terá três representantes nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que ocorrerão de 28 de agosto a 8 de setembro, reunindo na capital francesa os melhores atletas com deficiência do mundo. O governador Gladson Cameli (PP) garantiu que pretende prestar uma homenagem aos atletas acreanos, Jerusa Geber dos Santos, 42 anos, Edson Cavalcante Pinheiro, 45 anos e Débora Oliveira de Lima, de 23 anos, embora ainda não tenha revelado qual será a honraria.
Cameli destacou a importância de valorizar os desportistas que levam o nome do estado em competições de alto nível. “Todas as pessoas que nos representam, seja em jogos ou em outras ocasiões, vamos homenagear, porque é isso que eu digo: é preciso valorizar quem coloca o Acre em destaque positivo. O Acre tem toda essa capacidade”, afirmou o governador.
Os atletas acreanos que participarão dos Jogos são beneficiários do programa Bolsa Atleta, concedido pelo Ministério do Esporte, e fazem parte da mais alta categoria do incentivo, a Bolsa Atleta Pódio. Esta edição dos Jogos contará com a maior delegação brasileira em competições internacionais, totalizando 280 atletas, dos quais 274 são contemplados pelo Bolsa Atleta, representando 97,86% dos convocados.
Em 2023, o investimento nos atletas paralímpicos, por meio dos editais de dezembro de 2022 (Bolsa Pódio) e janeiro de 2023 (Bolsa Atleta), ultrapassou os R$ 57 milhões.