José de Abreu não é visto nas novelas desde o fim de Mar do Sertão (2022), da Globo. O autor veterano, que vez ou outra se torna alvo de polêmica nas redes sociais, explicou o motivo pelo qual decidiu dar uma pausa da imagem nas telinhas.
Em entrevista ao jornal O Globo, o ator confessou que chegou a recusar alguns convites recentes para novos projetos, e detalhou: “Eu acho que depois de 40 e tantos anos na Globo, fiquei meio preguiçoso. Decorei texto, gravei, voltei para casa, tive uma vida boa. Eu gosto de ir ao Projac, mas estou com 78 anos, deu uma vontade de dar uma energizada na vida”, disse.
“Eu gosto muito do que faço, tenho recebido personagens muito gostosos de fazer, mas não sei… Queria dar uma sacudida na vida. Estava me sentindo meio acomodado”, explicou José de Abreu, que estava em atividades na TV desde meados de 1980.
“Cheguei a conversar com alguns autores, amigos, que disseram: “Se houver personagem, eu vou te chamar”. Eu disse: ‘Não, agora quero ficar um tempo fora da TV’. Mas se surgir um papel maravilhoso, você sabe, o ator se apaixona muito facilmente pelo personagem”, pontuou o artista.