Categorias: Acre

Falta de energia no AC e RO ocorre por “bloqueio de ativos”, diz ministério

Por
Whidy Melo

O Ministério de Minas e Energia (MME) emitiu nota na tarde desta quinta-feira (22) e anunciou que houve bloqueio de alguns ativos do sistema de transmissão que atende Acre e Rondônia, provocando interrupção a carga desses estados. De acordo com a pasta, a energia está sendo reestabelecida mas o processo deve demorar “algumas horas”.


As informações sobre o motivo do “bloqueio” de energia não foram esclarecidas, mas fato ocorreu nesta quinta-feira (22), às 16h47, e resultou em interrupção de 187 MW no Acre e 797 MW em Rondônia.


Logo que constada a situação, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a abertura imediata de sala de situação, com participação do


Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do corpo técnico do MME, para garantir celeridade à recomposição do sistema e acompanhar as demais tratativas sobre a ocorrência.


“Às 17h10 iniciou-se o processo de recomposição das cargas dos estados. A previsão é que todo o serviço seja reestabelecido nas próximas horas. O MME esclarece que as condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem confiáveis em todo território nacional”, diz a assessoria do ministério, em nota.


Compartilhe
Por
Whidy Melo

Últimas Notícias

Atleta acreano busca apoio para disputar Campeonato Brasileiro de Kickboxing em SP O jovem atleta José Marcos, de 24 anos, conhecido no esporte como “Leão Ferroz”, está em campanha para arrecadar recursos e representar o Acre no Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que será realizado no dia 13 de dezembro de 2025, no município de Piratininga, interior de São Paulo. Morador de Rio Branco e natural de Jordão, José Marcos integra o projeto Marcelo Fight e vem se destacando na modalidade Kickboxing K1. Ele também atua em duas frentes esportivas, conciliando treinos de boxe e kickboxing. Seu cartel soma 13 lutas, sendo 11 vitórias e 2 derrotas. Além da rotina como atleta, José trabalha com lanternagem e pintura de veículos para complementar a renda. Ele explica que, para participar do campeonato, precisa viajar no dia 10 de dezembro e permanecer até o fim da competição, cobrindo despesas como pesagem oficial, hospedagem, alimentação, preparação e transporte. Segundo José Marcos, o custo total para viabilizar a viagem gira em torno de R$ 7 mil, valor que inclui passagens de ida e volta para ele e seu mestre, além de gastos básicos durante a estadia. “Preciso, no mínimo, de hospedagem, passagem, alimentação e transporte. Como o torneio será no interior de São Paulo, os custos aumentam. Qualquer ajuda faz diferença”, disse o atleta. Quem desejar contribuir com qualquer valor pode realizar doações via Pix: Nome: Ellen Kécia Almeida Pereira: Chave Pix: (68) 98426-7776

20/11/2025