Em celebração aos 18 anos da Lei Maria da Penha, que prevê o combate à violência doméstica, a farmacêutica Maria da Penha, que dá nome à lei, foi homenageada na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, em uma cerimônia que contou com a presença de Ana Hickmann, Thelma Assis, Luiza Trajano e outras personalidades.
Ana foi uma das convidadas para participar da homenagem a Maria da Penha. A apresentadora denunciou o ex-marido, Alexandre Correa, por agressão no final do ano passado e se emocionou durante a celebração. Ela não conteve as lágrimas e também participou de um momento solene, quando entregou um buquê de flores a Maria, que recebeu o título de doutora honoris causa.
Em novembro do ano passado, Ana Hickmann anunciou o fim do casamento com Alexandre Correa. Pouco depois, a apresentadora veio a público para revelar a denúncia contra o ex-marido por agressão, além de acusá-lo de desvio de dinheiro e de falsificar a assinatura dela em negócios. Alexandre nega as acusações da comunicadora, e os dois travam uma briga judicial.
Em julho deste ano, Ana mostrou pela primeira vez fotos de hematomas no corpo dela e chorou ao relembrar as agressões. “Isso foi no dia 11 de novembro de 2023, foi o dia que eu pedi socorro. Eu nunca trouxe as imagens para ninguém, aliás, essa semana completou oito meses e eu quis fazer isso porque eu queria mostrar para vocês que não tem endereço, não tem conta em banco, não tem nome de família, não tem cor de pele, não tem nada que nos diferencia. Somos as mesmas e passamos pelas mesmas coisas”, declarou na ocasião.