O Sindicato do Fisco Estadual do Acre (Sindifisco-AC), entidade representativa dos Auditores Fiscais da Receita Estadual, se manifestou por meio de nota sobre a operação Amaterasu, deflagrada pela Polícia Civil na última segunda-feira, 19, tendo como alvos servidores Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), suspeitos de crimes de sonegação de impostos.
A entidade externou preocupação com a forma que a operação foi conduzida e afirmou que é a parte mais interessada na elucidação dos fatos investigados, ressaltando que a categoria é formada por servidores tecnicamente qualificados e éticos, responsáveis diretos por propostas de modernização da gestão tributária e combate a evasão fiscal.
“Entretanto, entendemos que a execução de operações policiais devem ser pautadas pela razoabilidade, proporcionalidade e respeito à dignidade das pessoas, observando a presunção de inocência e demais garantias constitucionais dos agentes públicos envolvidos”, afirma a nota.
O Sindifisco ainda argumentou que a culpa só acontece após sentença penal condenatória transitada em julgado e que a fase do inquérito policial é uma investigação administrativa inquisitória que visa apurar fatos e indícios.
“O uso midiático de operações policiais e conduções coercitivas viraram instrumento de condenação antecipada, criando uma falsa sensação para a sociedade de justiça imediata, prevalecendo o linchamento social da categoria que não pode ser posteriormente reparado”, acrescentou.
Por fim, o sindicato afirmou ter plena convicção que são os auditores fiscais que colaboram diretamente para o desenvolvimento do Acre ao destinar recursos aos cofres públicos, atuando diariamente para que os contribuintes desenvolvam suas atividades em conformidade com a legislação tributária, operando como agentes que defendem os interesses do estado.
“Portanto, aguardamos o desenrolar dos fatos, observando o devido processo legal, que seja respeitado o amplo direito à defesa e ao contraditório, conforme previsto na Constituição Federal”, concluiu a nota assinada pela Diretoria Executiva do Sindifisco-AC.
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Ministério do Esporte a implementação definitiva do Grupo…
A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (19) a operação “Ouro Negro”, para combater garimpos ilegais…
A médica responsável pelo atendimento da paciente Karle Cristina Vieira Bassorici no dia 29 de…
Uma mulher de 50 anos foi presa em Boa Vista após receber pelos Correios uma…
Polícia Federal resgatou duas jovens traficadas para a Guiana com fins de exploração sexual no…
O governador Gladson Cameli assinou na quarta-feira, 20, o Decreto nº 11.590, que estabelece regime…