Menu

MPAC instaura inquérito para evitar maus-tratos aos animais na Expoacre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre, instaurou nesta terça-feira (20) um inquérito civil visando monitorar e assegurar o cumprimento das normas de proteção animal durante a 49ª edição da Expoacre. O evento, que é a maior feira agropecuária, comercial e industrial do estado, ocorrerá entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro de 2024, no Parque Wildy Viana, em Rio Branco (AC).

A decisão tem como base diversas disposições constitucionais e legais que incumbem ao Ministério Público a defesa do meio ambiente e a proteção dos direitos dos animais. Segundo o promotor de Justiça Alekine Lopes dos Santos, responsável pelo inquérito, a ação é motivada por denúncias e registros de maus-tratos a animais em edições anteriores da Expoacre, especialmente durante a Cavalgada, evento tradicional que marca a abertura da feira.

Anúncio

O inquérito civil tem como objetivos principais acompanhar as medidas preventivas e corretivas que serão adotadas para evitar situações de maus-tratos aos animais durante a cavalgada e outras atividades como rodeios e vaquejadas, que também integram a programação da feira. Para tanto, foi determinada a expedição de recomendações a órgãos ambientais e de segurança, incluindo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA), o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.