Menu

Jordão decreta calamidade em meio à pior seca dos últimos 40 anos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Jordão Naudo Ribeiro (PP) declarou nesta terça-feira (20) estado de calamidade pública em decorrência da grave estiagem que atinge o município. O Decreto Nº 34 reconhece a situação crítica que assola a cidade, causado pelo fenômeno El Niño e o aquecimento dos oceanos, que resultaram na pior seca registrada na Amazônia nas últimas quatro décadas.

A estiagem severa tem causado drásticas reduções no nível dos rios, comprometendo o abastecimento de água tanto na zona urbana quanto rural, além de afetar comunidades ribeirinhas, indígenas e não indígenas. A situação também prejudica o transporte de insumos essenciais, agravando a já difícil logística do município, que se encontra isolado geograficamente dos demais municípios do estado.

Anúncio

Com a declaração de calamidade pública, a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil foi designada como a unidade gestora orçamentária, com autorização para ordenar despesas emergenciais e movimentar contas bancárias ou fundos específicos destinados à defesa civil. O decreto, que terá vigência de 180 dias, permite a adoção de medidas urgentes para socorrer a população e minimizar os prejuízos sociais, econômicos e ambientais causados pela seca.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.