O Plano de Governo do prefeito de Rio Branco e candidato à reeleição, Tião Bocalom, lançado na plataforma do Tribunal Superior Eleitoral na última semana, prevê o fortalecimento de iniciativas da gestão para a educação e promete novas ações. Dentre as mais promissoras estão a ampliação de cursos de libras, o oferecimento do curso de braile, preferencialmente, para os profissionais da educação especial, a atenção aos alunos com Transtorno do Espectro Autista e a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Educação (PCCR).
De acordo com o documento, se reeleito, Bocalom e seu novo vice-prefeito, Alysson Bestene, devem ampliar e fortalecer o Programa de Formação Continuada, que já existe no atual mandato, ampliar a capacidade de atuação do Projeto de Recomposição da Aprendizagem e o fortalecimento da alfabetização, para os alunos dos anos iniciais, tornando Rio Branco uma referência nacional nessa etapa de ensino. Com as creches que estão sendo ampliadas, a chapa pretendem impactar a sociedade com a ampliação da oferta de vagas em berçários e creches, disponibilizando aos pais tempo para se colocarem no mercado de trabalho.
O plano também contempla a implantação de internet via satélite em escolas rurais e de difícil acesso, a implantação do atendimento Educacional Especializado (AEE), garantindo uma oferta de educação especializada mais abrangente e multidisciplinar da educação especial para o atendimento aos alunos com deficiência auditiva, visual e Transtorno do Espectro Autista.
Além dos temas já relacionados, há também a proposta de implantar o Programa Tech Jovem, destinado a reconhecer os melhores alunos com uma viagem à NASA (Agência Espacial Norte Americana) e à Disney.
Para os servidores, a eventual nova gestão promete revisar o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Educação.