Com 82,6 mil cadastros, Manaus (AM) é a sexta capital do País em número de pessoas na lista do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Do total na cidade, 42,2 mil são de pessoas idosas. No Brasil, há 6 milhões de pessoas no programa, o equivalente a 2,9% da população brasileira. Desse total, 3,3 milhões são pessoas com deficiência e 2,7 milhões são idosos.
O BPC equivale a um salário mínimo (atualmente em R$ 1.412) por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos, ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. Para ter acesso ao benefício, a renda por pessoa do grupo familiar deve ser igual ou menor a 1/4 do salário mínimo –o equivalente hoje a R$ 353.
Em julho, o governo publicou uma portaria interministerial com as regras para o recadastramento dos beneficiários do BPC. Conforme o texto, quem recebe o benefício, mas está com seu cadastro desatualizado há mais de 48 meses (4 anos), precisará renovar sua inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). No recadastramento, deverá ser usada biometria para evitar fraudes.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que os beneficiários do BPC já podem consultar a sua situação. No 1º lote, serão chamadas 505 mil pessoas para realizarem inscrição no cadastro no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do seu município. O número deve chegar a 1,3 milhão de pessoas.
Chegou no fim da noite desta sexta-feira (22), no aeroporto Plácido de Castro, em Rio…
O governador Gladson Cameli compareceu no Palácio Rio Branco na noite desta sexta-feira (22) para…
A equipe de cerimonial do Governo do Acre, ligado à Casa Civil, prepara os últimos…
O advogado Rafael Dene venceu por dois votos de diferença o também advogado Efrain Santos…
O ex-governador do Acre e ex-senador Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Exportação -…
Uma colisão entre um carro e uma bicicleta deixou o idoso Manoel Martins de Lima,…