Menu

Pesquisar
Close this search box.

Manaus é a sexta capital do país em número de pessoas no BPC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com 82,6 mil cadastros, Manaus (AM) é a sexta capital do País em número de pessoas na lista do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Do total na cidade, 42,2 mil são de pessoas idosas. No Brasil, há 6 milhões de pessoas no programa, o equivalente a 2,9% da população brasileira. Desse total, 3,3 milhões são pessoas com deficiência e 2,7 milhões são idosos.


O BPC equivale a um salário mínimo (atualmente em R$ 1.412) por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos, ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. Para ter acesso ao benefício, a renda por pessoa do grupo familiar deve ser igual ou menor a 1/4 do salário mínimo –o equivalente hoje a R$ 353.


Em julho, o governo publicou uma portaria interministerial com as regras para o recadastramento dos beneficiários do BPC. Conforme o texto, quem recebe o benefício, mas está com seu cadastro desatualizado há mais de 48 meses (4 anos), precisará renovar sua inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). No recadastramento, deverá ser usada biometria para evitar fraudes.

Anúncio


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que os beneficiários do BPC já podem consultar a sua situação. No 1º lote, serão chamadas 505 mil pessoas para realizarem inscrição no cadastro no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do seu município. O número deve chegar a 1,3 milhão de pessoas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido