A cada eleição, o vereador por Xapuri, Ronaldo Ferraz, do PSDB, tem ampliado uma condição em que não tem concorrentes. Ele é o recordista absoluto de mandatos na Câmara Municipal de Xapuri, com oito eleições, sendo as últimas sete consecutivas. Mais uma vez candidato à reeleição, o parlamentar poderá, caso seja novamente eleito, atingir os 36 anos de atuação no cargo.
Eleito pela primeira vez em 1988, como o vereador mais bem votado do município, Ferraz só perdeu uma das muitas eleições que disputou na sua trajetória política, no ano de 1992, quando concorreu à prefeitura, ocasião em que foi vencedor o ex-prefeito José da Silva Cunha, o Zé Menezes, já falecido. Ele conta que por motivos de saúde, já tentou não ser candidato algumas vezes, mas sempre terminou concorrendo.
“Já tentei não ser candidato por duas vezes por problema de saúde. Lembro que numa delas cheguei a ser o último a registrar candidatura, mas foram vários pedidos de pessoas que confiam no meu trabalho que aceitei colocar meu nome à disposição. Em uma ocasião, nem campanha fiz, quem correu atrás de divulgar meu nome foram os amigos. Então, vejo injustiças com os mais pobres e me dá vontade cada vez mais de ajudar”, conta.
Além de vereador por tantos anos, Ronaldo Ferraz é também funcionário aposentado do Poder Legislativo Municipal, o que faz dele uma pessoa cuja imagem é muito relacionada à Câmara e um dos maiores conhecedores da legislação municipal em Xapuri, tendo sido presidente da Mesa Diretora por oito mandatos, de maneira intercalada.
Perguntado sobre a que atribui a trajetória de sucesso nas urnas como candidato a representante do parlamento municipal, ele diz que o segredo é trabalhar para a comunidade durante os quatro anos de mandato e não apenas no período de eleições, fazendo o que está ao alcance, e sem fazer promessas que não pode cumprir.
“Na política, você sempre tem que respeitar o povo, nunca prometer aquilo que você não pode fazer, quando alguém vem reivindicar alguma coisa, nunca resolvendo vou resolver. Minha resposta sempre foi: vou correr atrás. Nunca deixo ninguém sem uma resposta, seja positiva ou negativa”, afirma.
Ronaldo Ferraz é o vereador com mais mandatos exercidos em todo o Acre, fato que o orgulha. No Brasil, o vereador mais longevo é Nirdo Artur Luz, conhecido como Pitanta, do município catarinense de Palhoça. Ele foi eleito 11 vezes consecutivamente entre 1976 e 2020.
Outro campeão de mandatos no Brasil é Orvino Coelho de Ávila, do município de São José, também em Santa Catarina, que foi eleito 10 vezes consecutivas para vereador, no mesmo período em que Nirdo Luz. Em 2020, ele foi eleito prefeito da cidade.
Na eleição deste ano, Arselino Tatto (PT/SP), que foi eleito pela primeira vez em 1988, tentará seu décimo mandato consecutivo como vereador. Quem também pode atingir a marca de 40 anos na Câmara paulistana é Gilson Barreto (PSDB).