Que o acreano adora fazer um turismo comercial nas cidades bolivianas que fazem fronteira com o Brasil não é nenhuma novidade. Mas na progressista vila Puerto Evo Morales, que se separa de Plácido de Castro pelo igarapé Miterrari, é possível encontrar mais do que a diversidade de itens que vão desde roupas, passando por ferramentas e pneus para carros, até os cobiçados eletroeletrônicos.
Depois de fazer uma série de vídeos no Peru, o videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, atravessou outra fronteira e foi à vila Puerto Evo Morales mostrar um dia de movimento de turistas na pequena povoação que, praticamente, possui apenas uma rua e algumas poucas travessas. São mais de duzentos estabelecimentos comerciais onde a grande maioria dos atendentes, ou melhor, das atendentes, são brasileiras.
É isso mesmo, brasileiros estão encontrando oportunidade de emprego nas lojas da vila boliviana que está em pleno crescimento. A relação é positiva para os dois lados: os acreanos fogem da escassez de trabalho em Plácido de Castro e os comerciantes locais oferecem, com a mão de obra, um atendimento melhor, por conta do idioma, para os clientes que são, na grande maioria, brasileiros.
Recentemente, a vila boliviana ganhou mais um atrativo para os brasileiros, que é uma faculdade de medicina, fruto de um convênio entre o Município de Bela Flor, onde fica Puerto Evo Morales, e a Universidade Amazônia de Pando. Contudo, para os turistas, está faltando uma coisa importante: bons restaurantes. Na localidade há dois bem pequenos, mas os brasileiros preferem comer no outro lado, em Plácido de Castro.
Confira os detalhes no vídeo desta semana:
[This post contains advanced video player, click to open the original website]
Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…
Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…