Categories: Juruá

Procissão de Nossa Senhora da Glória reúniu cerca de 50 mil pessoas em Cruzeiro do Sul

Por
Sandra Assunção

Em sua 106º edição, a procissão de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, segue emocionante e este ano atraiu cerca de 50 mil pessoas nas ruas da cidade nessa quinta-feira, 15. O tempo quente e seco, as ladeiras, nada impediu a demonstração de fé da multidão na padroeira do município.


São muitas histórias de graças pedidas e alcançadas, promessas feitas e pagas. Dona Amélia Souza, de 77 anos, participou pela primeira vez sem o esposo, que faleceu no início deste ano. “Eu disse a ele no leito de morte que eu viria por mim e por ele este ano e até eu morrer também. Nossa Senhora da Glória toma conta dele“, contou emocionada.



O bispo Flávio Giovannelli diz que o Novenário foi extraordinária do ponto de vista religioso e social. “A festa não foi prejudicada pela proximidade com o Festival da Farinha e com a Expo Juruá, que claramente são três festas muito grandes, e do ponto de vista religioso foi fora de série. Nas missas, nós tínhamos mais de 1.500 fiéis por noite aqui na casa da Novena, que tinha a igreja lotada e também no pátio com muita gente. O pátio nos colocamos 750 cadeiras e depois 900, então deveria ter sido cada noite 1.700, 1.800 pessoas. Isso demonstra que o povo ainda tem muita fé, o objetivo realmente do novenário dessa festa é esse. Por isso que eu lembro, que é tempo de mais abraços, menos dedos apontados, mais amor e menos julgamento, de maneira que todos possam viver bem e se ajudar a superar os desafios”, pontuou o bispo diocesano.



Como em todos os anos, os políticos marcaram presença na caminhada com a santa. O governador Gladson Cameli e o prefeito Zequinha Lima, deputado federal Zezinho Barbary e deputado estadual Nicolau Júnior, estiveram no cortejo de Nossa Senhora.


“Este é um momento de fé, de esperança, de renovar nossas esperanças. A gente poder cada vez mais pedir muita paz no mundo na Procissão, que é a segunda festa católica da Região Norte. Nós temos que plantar para construir pontes, não derrubar. Eu estudei aqui no São José, uma escola católica, então assim, o que importa é sermos cristãos e valorizar cada momento e de novas oportunidades para que a gente possa renovar nossa esperança e construirmos cada vez mais um mundo melhor”, citou o governador Gladson Cameli.



O prefeito Zequinha Lima participou da procissão com a família. “Este é um momento muito especial para Cruzeiro do Sul, para as famílias e para a renovação de nossa fé. É a padroeira passando pelas casas das pessoas e as famílias de mãos dadas nessa caminhada de renovação“, destacou o prefeito Zequinha Lima, ao lado da primeira-dama, Lurdinha Lima.


Depois da procissão e da missa campal, o Novenário de Nossa Senhora da Glória foi encerrado com show do padre Joãozinho.


Share
Por
Sandra Assunção

Últimas Notícias

  • Juruá

Homem é preso por tráfico de drogas próximo à base da PM em Cruzeiro do Sul

J.S.R., de 30 anos, foi preso nessa quinta-feira, 21, depois de jogar fora uma quantidade…

22/11/2024
  • Acre

Mulher morre após levar choque enquanto lavava roupa no Acre

Uma mulher, que não teve o nome divulgado, morreu após receber descarga elétrica na tarde…

22/11/2024
  • Juruá

Armas artesanais e bilhetes são encontrados em presídio no Juruá

A Operação Mute desencadeada nesta quinta-feira, 21, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), no…

22/11/2024
  • Acre
  • Cotidiano

Educação promete apurar descarte de material escolar em lixão de Xapuri

O Secretário Estadual de Educação (SEE) Aberson Carvalho, publicou uma nota pública após o ac24horas…

22/11/2024
  • Nacional

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 mil contribuintes que caíram na…

22/11/2024
  • Nacional

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36…

22/11/2024