Menu

TCE aprova prestação de contas do primeiro ano do mandato de Gladson

Foto: Diego Gurgel/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou a prestação de contas do governador Gladson Cameli (Progressistas) em relação ao exercício do primeiro ano de mandato em 2019, considerando estar regular, mas com ressalvas. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (15).

A Corte de Contas considerou que as contas foram enviadas dentro do prazo estabelecido, mas identificou várias irregularidades. Entre as principais constatações estão a extrapolação do limite de gastos com pessoal, que atingiu 62,65% da Receita Corrente Líquida (RCL) no Ente e 53,74% no Poder Executivo, além da não aplicação do percentual mínimo de 25% da receita de impostos em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), que foi de 24,3%, embora tenha sido compensado no exercício seguinte.

Anúncio

Outras falhas apontadas incluem a ausência de um Plano de Amortização para o déficit atuarial do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), o provimento inadequado de cargos comissionados, e a contratação desproporcional de professores temporários. Além disso, foi destacada a falta de transparência nas nomeações de cargos comissionados e a não realização de Audiências Públicas para a avaliação das metas fiscais.

O parecer, aprovado por maioria, considerou as contas regulares com ressalvas e determinou a notificação ao governador Gladson Cameli (Progressistas) para promover a redução das despesas com pessoal conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Também foram recomendadas correções para as próximas edições e a notificação dos responsáveis pelo gerenciamento financeiro do Estado.

O conselheiro Antônio Jorge Malheiro teve voto vencido na 1.568ª Sessão Plenária Ordinária, enquanto a conselheira Naluh Maria Lima Gouveia votou pela rejeição das contas, considerando que as irregularidades comprometem a regularidade das contas do exercício de 2019.

O parecer será encaminhado à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para o julgamento final, conforme a Constituição Estadual. Após o trânsito em julgado, os autos serão arquivados.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.