As fumaças de queimadas que encobrem os céus de Porto Velho causaram transtornos na malha aérea na madrugada desta quinta-feira (15). De acordo com reportagem do portal G1 Rondônia, três voos que tinham como destino a capital de Rondônia foram desviados para outros estados e outros quatro que sairiam da cidade foram cancelados.
Porto Velho segue com a pior qualidade do ar do país. Medidores da IQAir, uma empresa suíça de monitoramento do ar, apontam que nesta quinta-feira a capital alcançou um índice de 920, considerado perigoso. A classificação varia entre “Bom”, “Moderado”, “Insalubre para grupos sensíveis”, “Insalubre”, “Muito insalubre” e “Perigoso”.
Já os sensores do sistema Purple Air, que são usados pela Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar no Acre, indicam Alerta de saúde em Porto Velho nesta quinta, com taxa de PM2.5 em torno de 200 µg/m³, que representa risco de efeitos na saúde aumenta para todas as pessoas com 24 horas de exposição.
Em meio a um período de seca extrema, Rondônia vem batendo recordes de focos de queimadas: o mês de julho foi o pior em quase duas décadas. Em agosto, somente dos 14 primeiros dias a quantidade de ocorrências já ultrapassou todos os registros do mesmo período de 2023. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O acúmulo da fumaça afeta diretamente na visibilidade. De acordo com a plataforma Flightradar24, que monitora os voos em tempo real, dois voos da Latam foram desviados para Manaus e uma aeronave da Gol se direcionou para Cuiabá.
Segundo a Latam, os voos desviados tinham saído de São Paulo e Brasília. Até a manhã desta quinta-feira, o aeroporto seguia inoperante para pousos e decolagens.
Em nota, o aeroporto de Porto Velho informou que “devido a condições climáticas (fumaça) os voos precisaram ser reprogramados e que os passageiros precisam buscar as respectivas companhias para buscar mais orientações”.
O relatório da Polícia Federal (PF) conclui que Bolsonaro tinha “pleno conhecimento” do plano para…
A Prefeitura de Rio Branco anunciou a operação de uma linha especial de ônibus para…
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e o Instituto de Meio Ambiente do…
Nesta quinta-feira, 21, a morte de Gugu Liberato (1959-2019) completa 5 anos. Desde o falecimento…
A prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer…
Cerca de 30% dos usuários da operadora de telefone Claro estão sem sinal de rede…