Menu

Governo se reúne com sindicato e propõe reajuste gradual a educadores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo do Acre, por meio da Casa Civil, da Secretaria de Estado de Governo (Segov) e da Secretaria de Educação e Cultura (SEE), se reuniu nesta quarta-feira, 14, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) para discutir as reivindicações da categoria.

Durante o encontro, o secretário de Governo, Luiz Calixto, e o chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni, enfatizaram o compromisso do governo em manter o diálogo aberto e apresentar propostas viáveis, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e os limites prudenciais de gastos. “O governo está empenhado em buscar as melhores soluções para atender a categoria dentro do que a Lei permite. Estamos dialogando com todas as pastas envolvidas para alcançar o objetivo de atender dentro da nossa capacidade, sempre respeitando o que a legislação exige”, ressaltou Luiz Calixto.

Anúncio

Entre as reivindicações do sindicato está o pedido de reajuste salarial de 7% a 10%. Em resposta, o governo propôs um aumento gradual, a ser realizado em três parcelas anuais, com a primeira parcela prevista para este ano, em conformidade com a LRF.

O secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, destacou que as negociações com os três sindicatos da Educação começaram no início do ano. Ele apresentou a proposta de retomada da tabela salarial em três etapas: 1% em 2024, 1% em 2025 e 1% em 2026. “Quando mexemos na tabela, alteramos todo o sistema, desde a previdência até a própria secretaria, pois temos o plano de cargos e carreiras. A mudança afeta todos os cálculos. Na proposta que apresentamos, teríamos essa condição com base no nosso estudo de impacto e no crescimento vegetativo, sempre respeitando a LRF”, explicou.

Carvalho também destacou que o reajuste de 1% representa um aumento total de 3%, e para quem está no final da tabela, esse percentual pode significar um aumento de 9%.

A presidente do Sinteac, Rosana Nascimento, reiterou as principais reivindicações da categoria, incluindo o pagamento antecipado das parcelas do reajuste da tabela salarial e a inclusão de um auxílio-saúde durante o processo de adequação.

Durante as negociações, ficou definida a realização de uma reunião coordenada pela SEE com os três sindicatos da educação. Além disso, foi acordada uma audiência com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para esclarecer dúvidas do sindicato em relação à aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Participaram das tratativas o deputado estadual Manoel Moraes, a deputada estadual Michele Melo, membros do Sinteac, o procurador Cristóvão Pontes, o secretário de Planejamento Ricardo Brandão, e o presidente do Acreprevidência, Assis Filho.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.