O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta quarta-feira, 14 de agosto, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023.
Em relação ao Acre, os dados ainda serão esmiuçados, mas o estado apresenta melhoras em alguns setores, mas os índices em sua maioria ainda são bem preocupantes no tocante a qualidade do ensino oferecido pelas escolas.
O indicador que mede, por exemplo, o Ideb do ensino médio de 4,0, mostra que o Acre avançou 0,1 em relação ao último ano, mas coloca o estado apenas na 17ª posição entre todos do país. Na Região Norte, o Acre fica atrás do Pará, Tocantins e Rondônia. O índice acreano é menor também do que a média nacional, de 4,3.
Já em relação aos primeiros anos do ensino fundamental, o estado alcançou 5,8. O índice é 0,1 melhor do que o estabelecido para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021) e o mais alto da Região Norte, colocando o Acre na 14ª posição entre todos os estados do Brasil. A média nacional é 6,0.
O Ideb também afere a classificação da educação acreana referente aos anos finais do ensino fundamental, que vão do 6º ao 9º ano. O Acre alcançou uma média de 4,8, ficando na 16ª posição entre os estados. Em relação aos estados do Norte, a média é inferior apenas a alcançada pelos estados de Rondônia e Tocantins. Neste quesito, o estado também ficou abaixo da média nacional que é de 5,0.
Zezé Di Camargo, 62, e Graciele Lacerda, 44, comemoraram a chegada de Clara, primeira filha…
Gusttavo Lima se manifestou, nesta terça-feira (24/12), após receber alta hospitalar. O cantor ficou internado…
O Dia de Natal, nesta quarta-feira (25), promete agitar o entretenimento em Rio Branco com…
Policiais penais agiram rapidamente e impediram a fuga de três detentos que haviam cerrado o…
À medida que a disputa presidencial de 2026 começa a tomar forma, o Brasil se…
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, compartilhou sua última mensagem de Natal como presidente…