Estudantes e professores da Escola José Rodrigues Leite, no centro de Rio Branco, procuraram o ac24horas nesta quarta-feira, 14, para denunciar a falta de condições de funcionamento na unidade escolar por conta da falta de energia.
O problema ocorreu na tarde de ontem (13), e mesmo sem o restabelecimento de energia, os alunos e professores não foram liberados nesta manhã.
“A escola está sem energia e por isso os bebedouros de água não funcionam. Estamos com dificuldades de manter o controle com os alunos com todos os recursos possíveis funcionando, imagine sem água e sem luz”, afirma um professor que pediu para não ser identificado.
Pela parte dos alunos, a principal reclamação é em relação à escuridão nas salas, o que dificulta a leitura. “Os meus alunos estão revoltados porque não conseguem fazer a leitura dos textos, sem falar do calor excessivo”, denuncia.
A reportagem procurou a direção da escola. Conforme Simone Santos, as aulas foram mantidas pela expectativa do restabelecimento rápido da energia, mas que os alunos serão liberados caso o reparo não seja feito.
“A equipe que veio ontem ainda da Energisa me garantiu que, no máximo às 7h30 estaria na escola. Então, nós mantivemos o horário porque imaginávamos que o problema seria resolvido até às 8 horas. Não é um problema difícil de resolver, e aí a gente acreditou que a empresa, como ela se comprometeu, estaria aqui. Por isso, nós tivemos a aula, mas orientei aos meus coordenadores que caso o problema não fosse resolvido, liberar os alunos às 9 horas”, explicou.
A direção da escola informou que a energia foi restabelecida às 10 horas e às atividades voltaram ao normal no período da tarde.