Categories: Cotidiano

Acre começa a mudar nomes de escolas que homenageiam pessoas ligadas à ditadura

Por
Agência de Notícias do Acre

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) do Acre deu início aos trâmites para a mudança dos nomes de escolas estaduais que homenageiam pessoas vinculadas ao regime militar. A iniciativa visa cumprir a recomendação do Ministério Público Federal (MPF/AC), de remover referências a figuras que tiveram envolvimento direto ou indireto com violações de direitos humanos durante a Ditadura Militar (1964-1985) brasileira.


O processo começou na segunda-feira, 12, com uma audiência pública na Escola Estadual Capitão Edgar Cerqueira, em Rio Branco. Essa foi a primeira de uma série de audiências programadas até o dia 20 de agosto. As audiências públicas são realizadas com a comunidade escolar de cada instituição envolvida, permitindo que estudantes, pais, professores e demais membros da comunidade participem ativamente das discussões.


Nessa terça-feira, 13, foi a vez da Escola Estadual Aracy Cerqueira sediar sua audiência pública. As próximas sessões estão agendadas nas seguintes instituições e datas: Escola Jorge Kalume (14/08), Escola Georgete Eluan Kalume (15/08), Escola Agnaldo Moreno (16/08), Escola João Batista Aguiar (19/08) e Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (20/08).


A SEE nomeou uma comissão técnica responsável pela condução do estudo e elaboração de um relatório sobre o tema, que foi encaminhado ao Fórum Estadual de Educação do Acre. O Fórum foi encarregado de criar um grupo de trabalho temporário (GTT) para conduzir os estudos necessários à mudança dos nomes das escolas. O comitê tem a missão de examinar e reavaliar as homenagens concedidas a figuras públicas ou privadas relacionadas ao período militar, especialmente aquelas envolvidas em sérias violações dos direitos humanos.


Participam do GTT sete instituições: o Conselho Estadual de Educação do Acre (CEE/AC), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Acre (Fetacre), Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre (FPEER/AC), Secretaria de Assistência Social, dos Direitos Humanos (SEASDH), Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) e Universidade Federal do Acre (Ufac).


“O grupo de trabalho foi instituído por meio do Diário Oficial e os trabalhos foram iniciados. Fizemos uma reunião com os gestores das sete escolas e elaboramos uma agenda de ações, a partir das recomendações da comissão e também do Fórum Estadual. O grupo de trabalho foi se consolidando, até chagarmos às audiências públicas nas escolas”, esclareceu a secretária executiva do Fórum Estadual de Educação do Acre, Eliana Rodrigues.


O resultado das audiências públicas e dos estudos realizados será consolidado em um relatório geral, que servirá como base para a elaboração de um projeto de lei. O projeto será submetido à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) no dia 7 de novembro, propondo as novas denominações para as escolas em questão.


Fonte: Agência de Notícias do Acre


Share
Por
Agência de Notícias do Acre

Últimas Notícias

  • Famosos

Viih Tube celebra véspera de Natal com Ravi em casa após internação

Viih Tube começou o dia com muita alegria ao comemorar a primeira manhã de véspera…

24/12/2024
  • Nacional

Governo publica decreto com regras para disciplinar uso da força pelas polícias

O governo federal publicou nesta terça-feira (24) o decreto do Ministério da Justiça e Segurança…

24/12/2024
  • Televisão

Após baixa audiência, Rachel Sheherazade deixa Record no fim do ano, diz jornal

Confirmando boatos, a Record anunciou que Rachel Sheherazade está fora da emissora. A apresentadora já…

24/12/2024
  • Destaque 3

Nível do Rio Acre sobe muito nas cabeceiras e “pancada” de água deve chegar na capital

Vem muita água por aí no Rio Acre na capital acreana. A Defesa Civil de…

24/12/2024
  • Famosos

Após diagnóstico de demência, Bruce Willis aparece em fotos ao lado da família

A esposa de Bruce Willis, de 69 anos, Emma Heming, compartilhou fotos ao lado do…

24/12/2024
  • Destaque Entretenimento

Gominho visita Preta Gil na UTI e revela estado de saúde da cantora: ‘Ela está bem’

O influenciador Gominho visitou a cantora Preta Gil, de 50 anos, que está internada na…

24/12/2024