Márcia Aoki, viúva de Pelé, não está mais morando na mansão que dividiu com o craque. Ela devolveu o imóvel, do qual é proprietária por herança, para Edinho, filho do ex-atleta, que é o responsável pelo espólio do ex-jogador, falecido em dezembro de 2022.
Em entrevista ao G1, o advogado de Márcia Aoki, Luiz Kignel, revelou o que motivou sua cliente a sair da casa: “Márcia está viúva e sozinha. Ela ainda está reclusa em respeito ao luto. A casa tem uma manutenção muito cara e ela se sentia muito solitária ali”, relatou.
Em seguida, o representante legal recordou que o imóbel vivia cheio no passado: “Imagina, era gente do mundo todo. Uma casa enorme, de andares, com elevador, é uma casa gigantesca”, afirmou.
E completou: “Não mais residindo e enquanto não houver partilha, a responsabilidade é do espólio. O inventariante [Edinho] recebeu as chaves e passa a custear”, detalhou.
Sem contar para onde a viúva de Pelé se mudou, Luiz Kignel ainda confirmou que a mansão continua sendo de Márcia Aoki, que recebeu do marido em testamento. Com a transferência, o espólio quem passa a pagar os custos do imóvel, até o fim do processo judicial do inventário.
Já Augusto Miglioli, advogado de Edinho, afirmou que a mudança de Márcia Aoki não teve qualquer envolvimento de outros membros da família nem foi solicitado que ela saísse da casa
Edinho passou a ser o responsável pelo espólio de Pelé depois que a madrasta abriu mão do cargo. De acordo com o testamento do ex-atleta, Márcia Aoki vai herdar 30% dos bens dele, incluindo a mansão e uma casa no Guarujá. Os outros 70% foram compartilhados entre os herdeiros.
E quem são os demais beneficiários de Pelé? Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, Kely Cristina Cholbi Nascimento e Jeniffer Cholbi Nascimento, filhos do primeiro casamento dele com Rosemeri dos Reis Cholbi; duas filhas reconhecidas pelo ex-jogador — Flávia Kurtz Arantes do Nascimento e Sandra Regina Arantes do Nascimento Felinto; Joshua Seixas Arantes do Nascimento e Celeste Seixas Arantes do Nascimento, frutos do segundo enlace dele com Assíria Nascimento.
Como Sandra já é falecida, a parte que lhe cabe será entregue aos netos de Pelé, Octavio Felinto Neto e Gabriel Arantes do Nascimento Felinto. Além dos filhos, a Gemima Lemos Macmahon, que é filha de Assíria e irmã de Joshua e Celeste, também recebe uma parte, jáque foi reconhecida pela Justiça como filha socioafetiva dele.
Testamento de Pelé será respeitado e cumprido
A Justiça de São Paulo determinou que o testamento deixado por Pelé seja respeitado e cumprido. O Rei do Futebol faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, em São Paulo.
Na decisão publicada pela juíza Andrea Roman, da 2ª Vara de Família e Sucessões, foi ressaltado que o testamento foi um ato de última vontade do ex-jogador e considerou o pedido procedente. As informações são do colunista Diego Garcia, do UOL.
A ação foi aberta por Márcia Aoki Nascimento, viúva de Pelé, que pedia pela determinação do registro e cumprimento do testamento público. A juíza ressaltou que o testamento foi lavrado em notas de tabelião que ostentam fé pública, em claro cumprimento às formalidades do código civil.
Ao G1, o advogado Luiz Kignel, que representa Márcia, explicou que Pelé e Márcia se casaram pelo regime da separação obrigatória de bens, realizado quando há um casamento e união estável de pessoa com mais de 70 anos. Neste regime, o cônjuge sobrevivente não é considerado herdeiro.
“Por razão disso, o Pelé teve a preocupação de beneficiar a esposa dele por livre vontade”, explicou Luiz Kignel.
O diz o testamento de Pelé
Marcia Aoki Nascimento é herdeira testamentária e terá direito a 30% da totalidade dos bens de Pelé, incluindo um imóvel no Guarujá. Os descendentes do Rei do Futebol terão direito ao restante, entre eles, os filhos de Sandra Nascimento, que ele nunca havia reconhecido.
Pelé deixou outros 6 filhos: Kelly, Jennifer, Edson Cholbi, Joshua, Celeste e Flávia. O testamento ainda deixa em aberto a possibilidade de mais uma filha, em processo judicial que corre na Justiça de São Paulo.
A validação e eficácia do testamento acontecerá mesmo se for confirmada a existência da nova herdeira.
José Fornos Rodrigues, o Pepito, fiel escudeiro de Pelé, foi nomeado testamenteiro, por indicação de Márcia e aceita pelo tribunal. Ele acertou um prêmio de 5% em cima do patrimônio da viúva.
O processo pelo inventário de Pelé corre em segredo de Justiça.