Imagem: Reprodução
O presidente e co-fundador da Voepass, comandante José Luiz Felício Filho, se manifestou na noite desta terça-feira (13) pela primeira vez após a queda de um avião da empresa que deixou 62 mortos em Vinhedo (SP).
O que aconteceu
Presidente diz que a vida dos passageiros e tripulantes sempre foi e continuará sendo a prioridade número 1 da empresa. Em vídeo, filho afirmou que desde que assumiu a presidência da empresa, em 2004, sempre construiu uma base de “diretrizes sólidas e sempre pautadas pelas melhores práticas internacionais para garantir a segurança operacional de todos”. Ele acrescentou que é piloto há mais de 30 anos e o comandante mais antigo da Voepass.
Cofundador da empresa manifestou solidariedade aos familiares das vítimas. Filho registrou que o momento é de “grande pesar” para todos da Voepass e afirmou que todos os esforços da equipe estão voltados para a “assistência irrestrita” aos familiares das vítimas.
Não estamos medindo esforços logísticos e operacionais para que todos recebam o nosso efetivo apoio neste momento. Isso inclui transporte, hospedagem, alimentação, translado e todas as despesas pelas quais nos responsabilizamos integralmente. O apoio emocional também é a nossa prioridade. Temos um grupo de psicólogos e médicos aqui no centro de acolhimento às famílias que montamos em São Paulo, além de psicólogos disponíveis em outros centros no país.
Equipe de voluntários também faz contato com familiares das vítimas, diz presidente. Segundo ele, a medida serve para identificar as necessidades deles e “trazer rápidas soluções”. Filho acrescentou que realiza reuniões diárias com sua equipe e os familiares das vítimas, além de citar a criação de um canal exclusivo de comunicação entre todos.
Por fim, o presidente da Voepass agradeceu o apoio de todos com as famílias das vítimas neste momento “que nos devasta tanto”. No vídeo, Filho não comentou reportagens e denúncias de funcionários e ex-funcionários da empresa sobre péssimas condições de algumas aeronaves da companhia.
Sempre construí uma base com diretrizes sólidas, sempre pautadas pelas melhores práticas internacionais, para garantir segurança operacional de todos. A vida dos nossos passageiros, assim como dos nossos tripulantes, sempre foi e continuará sendo nossa prioridade número um.
Comandante José Luiz Felício Filho, presidente e co-fundador da Voepass
Relembre o caso
Avião decolou às 11h50 e pousaria às 13h45 de sexta-feira (9), segundo o FlightAware. O modelo ATR 72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas e tinha 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. Todos morreram.
Aeronave despencou quase 4.000 metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.
Imprensa internacional repercutiu a queda do avião. Entre os jornais que reproduziram os vídeos do acidente estão o canal canadense CTV News, o jornal inglês The Mirror e o americano USA Today.
[This post contains advanced video player, click to open the original website]