Categories: Destaque 3

Banco de Leite da Maternidade atendeu 12,3 mil mães em 2023

Por
Leônidas Badaró

O Ministério da Saúde destaca a importância da amamentação durante o Agosto Dourado, mês dedicado a promover os benefícios do aleitamento materno. Em 2023, o Acre se destacou ao atender 12,3 mil nutrizes por meio de dois bancos de leite e dois postos de coleta, segundo a Rede de Bancos de Leite Humano Brasileira. Além disso, foram realizados 4,7 mil atendimentos em grupo e 983 visitas domiciliares no estado, todas gratuitas e voltadas para prevenir o desmame precoce.


Neste ano, a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) concentra-se na redução das desigualdades enfrentadas por populações vulneráveis, minorias, pessoas com deficiência e em situações de emergência. Em 2023, 1,6 milhão de lactantes foram atendidas em 233 bancos de leite e 241 postos de coleta em todo o país. Essa é apenas uma das iniciativas do Sistema Único de Saúde (SUS) em apoio à amamentação.


Os profissionais de saúde que atuam nas unidades são qualificados em manejo clínico da lactação e aconselhamento em aleitamento materno. As orientações, que incluem, massagens e extração de leite materno, são ofertadas continuamente para ajustar possíveis dificuldades e situações que podem afetar o ato.


O Ministério da Saúde orienta que as crianças sejam amamentadas desde a primeira hora de vida até dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva até os seis meses de vida. Com a prática das recomendações, o Brasil é o país que mais coleta e distribui leite materno no mundo, além de contar com uma tecnologia nos processos de qualidade e segurança que é modelo para a cooperação internacional em mais de 20 países.


Novo programa


A pasta está trabalhando para lançar o novo Programa Nacional de Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, como parte de um dos eixos estratégicos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança no âmbito do SUS. Assim, reforça os princípios da amamentação como direito humano, do acesso universal à saúde, da equidade em saúde, da integralidade do cuidado e da humanização da atenção à saúde em todo o país.


O objetivo do programa, que está em fase final de pactuação com os conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), é fortalecer e integrar ações voltadas à temática em todo o país, além de estimular ações integradas, transversais e intersetoriais de amamentação nos estados e municípios.


Share
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

  • Destaque 3

Banco de Leite da Maternidade atendeu 12,3 mil mães em 2023

O Ministério da Saúde destaca a importância da amamentação durante o Agosto Dourado, mês dedicado…

13/08/2024
  • Televisão

Ana Hickmann teria desagradado bispo da Record e pode não renovar contrato

A apresentadora Ana Hickmann, 43 anos, pode não ter o seu contrato renovado com a…

13/08/2024
  • Nacional
  • Notícias

Safra de grãos deve chegar a 298,6 milhões de toneladas

O Brasil deverá produzir um total de 298,6 milhões de toneladas de grãos na safra…

13/08/2024
  • Acre
  • Notícias

Gladson grava vídeo indo à academia em moto de alta cilindrada

O governador Gladson Cameli (PP) começou esta terça-feira, 13, de maneira inusitada, pilotando uma motocicleta…

13/08/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Saiba quais são os melhores sites para apostar na Lotofácil e concorrer ao prêmio milionário

Com a proximidade do feriado de 7 de setembro, a expectativa pelo Sorteio da Lotofácil…

13/08/2024
  • Acre
  • Notícias

Neném quer acompanhar comerciantes do Elias Mansour

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Raimundo Neném (PL), revelou em entrevista…

13/08/2024