O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) utilizou as redes sociais nesta segunda-feira, 12, para alertar a população sobre um golpe conhecido como “falsa facção”.
Segundo o órgão, os golpistas entram em contato com as vítimas, identificando-se como membros de uma facção criminosa e, por meio de ameaças e intimidações, tentam extorquir dinheiro. Eles utilizam fontes abertas e bancos de dados ilegais para obter informações pessoais das vítimas. Em seguida, exploram as redes sociais para coletar detalhes sobre a rotina e fotos da família.
Os criminosos enviam fotos dos familiares, ameaçando sequestrar, matar ou causar outros danos graves caso não recebam o dinheiro exigido. O número utilizado na chamada geralmente é habilitado de forma remota, mas pode ter o DDD da mesma região da vítima para aumentar a credibilidade da ameaça.
O Ministério Público orienta a população a desconfiar de ligações suspeitas. Se receber uma ligação ameaçadora, desligue imediatamente e bloqueie o número. O MP ressalta que não se deve acreditar em ameaças feitas por telefone e jamais fornecer informações pessoais ou financeiras. Nas redes sociais, evite expor detalhes da sua vida pessoal e configure seu perfil para que apenas amigos e familiares tenham acesso. Caso receba uma ligação suspeita, registre um boletim de ocorrência e forneça à polícia o número de telefone utilizado pelo golpista e a chave PIX mencionada.
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…
No próximo dia 10 de dezembro, às 18h, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do…
Nesta terça-feira, 26, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado votará o…