O Jornal Nacional prestou homenagem às vítimas do avião da companhia aérea Voepass que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta sexta (9). O nome de todas as 61 vítimas –57 passageiros e quatro tripulantes– foram exibidos em um fundo preto. “O jornalismo da Globo manifesta solidariedade com todas as famílias feridas por esta tragédia”, declarou Renata Vasconcellos.
A cobertura sobre a tragédia obrigou a emissora a deixar inicialmente de lado a conquista da medalha de ouro pela dupla Ana Patrícia e Duda, do vôlei de praia, na Olimpíada de Paris.
🚨AGORA: Em um momento histórico, o Jornal Nacional encerrou em silêncio, mostrando os nomes das 61 pessoas que morreram na queda do avião em Vinhedo.
Anúncio
— CHOQUEI (@choquei) August 10, 2024
As reportagens mostraram a ação das autoridades, vídeos de diversos ângulos sobre a queda do avião e a repercussão na cidade de Vinhedo, que fica a 76 quilômetros da capital paulista, e no Brasil.
Antes do primeiro intervalo, Bonner explicou que a cobertura continuaria. “Daqui a pouco nós vamos trazer a opinião de especialistas que analisaram as imagens disponíveis e outras informações sobre a tragédia que enlutou o Brasil”, explicou.
A cobertura olímpica sempre apareceu como destaque secundário. “Depois do intervalo, o registro das competições e das conquistas heroicas de atletas brasileiros em Paris”, seguiu Renata Vasconcellos.
O esporte só foi abordado no penúltimo bloco, mostrando ainda as medalhas de Isaquias Queiroz na canoagem de velocidade (prata na C1 1000m); e de Alison dos Santos, o Piu, no atletismo (bronze nos 400m com barreira).